Mentoria - Formador Neil Mason turma 1

Apresentação

A mentoria não é uma novidade no contexto da educação e tem sido implementada cada vez mais em Portugal como estratégia de acompanhamento aos alunos — tanto para os alunos que mostram dificuldades nos estudos académicos, como também na adaptação social. Ver na mentoria uma forma de apenas melhorar as notas dos alunos é não reconhecer o seu potencial holístico, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências tanto no mentorando como no mentor — especialmente as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória especialmente: · relação interpessoal · raciocínio e resolução de problemas · pensamento desenvolvimento bem-estar. crítico pessoal e pensamento e autonomia criativo

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

reconhecer o seu potencial holístico, nomeadamente ao nível do desenvolvimento de competências tanto no mentorando como no mentor — especialmente as competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória especialmente: · relação interpessoal · raciocínio e resolução de problemas · pensamento desenvolvimento bem-estar. crítico pessoal e pensamento e autonomia criativo.

Conteúdos

Introdução à MENTORIA em contexto educativo. Semelhanças e diferenças entre outros dispositivos de ajuda — nomeadamente tutoria / mentoria / formação / amizade / terapia Tipos de mentoria na escola: · Mentoria de pares entre alunos · Mentoria com mentores externos (ex. voluntários de outros contextos, como por exemplo universitários ou outros profissionais … exemplos de casos em Portugal). · Contextos e projetos variados de mentoria para alunos· Mentoria de pares entre docentes para formação inicial e continua de professores.

Anexo(s)

Programa da ACD

Observações

Neil Mason formou-se em Ciências da Educação da Universidade do Porto. É também pós-graduado em Mentoria e Coaching pela Universidade de Gloucestershire. É formador acreditado pelo CCPFC e dá formação acreditada em Mentoria pelo centro de formação APPI, colaborou como formador no projeto de mentoria da Universidade Lusófona. É formador e consultor em mentoria com o Centro de Investigação (CIIE, FPCEUP). É coordenador do pilar de mentoria “motivate plus” do projeto Companha de Estudo da Critical Software. E é um dos co-autores do livro “O Poder do Mentoring” publicado pelo European Mentoring & Coaching Council (EMCC Portugal). Neil é Senior Practitioner Coach & Mentor da EMCC, e coach profissional PCC da International Coaching Academy.

O número mínimo de inscrições é de 10 participantes

Formador

Neil Raymond Mason

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 18-04-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Online síncrona
Início: 18-04-2024
Fim: 18-04-2024
Acreditação: 26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online