Primeiros passos na programação MicroPython na calculadora gráfica turma 1
Apresentação
Este curso é de iniciação, onde serão dados os primeiros dos primeiros passos na linguagem de programação Python. É um curso destinado a professores que querem começar a programar para que possam passar para os alunos o pensamento computacional tão necessário e útil nos dias de hoje. Nas Aprendizagens Essenciais de Matemática A, podemos encontrar referencia a este tema Desde o início do ensino secundário, a tecnologia deve ser usada de forma crítica e inteligente contribuindo para o desenvolvimento de novas competências associadas à área da programação que, nalguns países, estão já integradas nos programas de Matemática (ME, 2018, p.3). A Matemática e a Física podem ganhar uma nova dinâmica ao utilizar a programação Python. Ao programar, os alunos podem aplicar noções adquiridas na sala de aula, transformar os conteúdos e ter um produto final que podem utilizar sempre que houver necessidade. A linguagem Python é muito utilizada e há que capacitar os docentes para novos desafios que se avizinham.
Destinatários
Professores dos grupos 230, 500 e 510
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 500 e 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 500 e 510.
Objetivos
Conhecer a programação Python existente na calculadora; Criar pequenos programas com conteúdos das disciplinas de Matemática e Física Química; Detectar erros nos programas; Conhecer os comandos básicos na programação Python.
Conteúdos
Apresentação da formação e dos critérios de avaliação. Definição do modo de trabalho e dos de cronograma de entrega de trabalhos e relatório. Utilização do Menu Python. Criar programas em Python. Resolução e elaboração de tarefas. Apresentação dos trabalhos. Reflexão acerca do trabalho desenvolvido ao longo da ação. Avaliação da ação.
Metodologias
Sessões de trabalho teóricas com uma componente prática (sessões síncronas) e sessões assíncronas para realização de tarefas, estando previstas 11 horas síncronas e 14 horas assíncronas, sendo 2 horas de apresentação dos trabalhos e reflexão sobre a ação de formação.
Avaliação
A avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos e um relatório de reflexão individual. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguinte escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Ministério da Educação [ME] (2018). Aprendizagens Essenciais Matemática A. Disponíveis em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioMELO, wendel (agosto 2020). IUP Introdução ao Universo da Programação com Python. Disponível em http://www.facom.ufu.br/~wendelmelo/meu_material/introducao_programacao_python_wendel_melo.pdfSEVERANCE, Charles R. (Jan 2020). Python para todos. Disponível em http://do1.dr-chuck.com/pythonlearn/PT_br/pythonlearn.pdfMARCONDES, GuilhermeA. Barucke (2018). Matemática com Python: Um guia prático. Novatec Editora. São Paulo.
Formador
Ana Margarida de Sá Machado Simões Dias de Oliveira Soares
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
2 | 24-04-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
3 | 08-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
4 | 15-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 19:30 | 2:00 | Online síncrona |
5 | 22-05-2024 (Quarta-feira) | 17:30 - 18:30 | 1:00 | Online síncrona |
6 | 11-06-2024 (Terça-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online síncrona |