160

Primeiros passos na programação MicroPython na calculadora gráfica turma 1

Apresentação

Este curso é de iniciação, onde serão dados os primeiros dos primeiros passos na linguagem de programação Python. É um curso destinado a professores que querem começar a programar para que possam passar para os alunos o pensamento computacional tão necessário e útil nos dias de hoje. Nas Aprendizagens Essenciais de Matemática A, podemos encontrar referencia a este tema “Desde o início do ensino secundário, a tecnologia deve ser usada de forma crítica e inteligente contribuindo para o desenvolvimento de novas competências associadas à área da programação que, nalguns países, estão já integradas nos programas de Matemática” (ME, 2018, p.3). A Matemática e a Física podem ganhar uma nova dinâmica ao utilizar a programação Python. Ao programar, os alunos podem aplicar noções adquiridas na sala de aula, transformar os conteúdos e ter um produto final que podem utilizar sempre que houver necessidade. A linguagem Python é muito utilizada e há que capacitar os docentes para novos desafios que se avizinham.

Destinatários

Professores dos grupos 230, 500 e 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 500 e 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 230, 500 e 510.

Objetivos

Conhecer a programação Python existente na calculadora; Criar pequenos programas com conteúdos das disciplinas de Matemática e Física – Química; Detectar erros nos programas; Conhecer os comandos básicos na programação Python.

Conteúdos

• Apresentação da formação e dos critérios de avaliação. Definição do modo de trabalho e dos de cronograma de entrega de trabalhos e relatório. • Utilização do Menu Python. • Criar programas em Python. • Resolução e elaboração de tarefas. • Apresentação dos trabalhos. • Reflexão acerca do trabalho desenvolvido ao longo da ação. • Avaliação da ação.

Metodologias

Sessões de trabalho teóricas com uma componente prática (sessões síncronas) e sessões assíncronas para realização de tarefas, estando previstas 11 horas síncronas e 14 horas assíncronas, sendo 2 horas de apresentação dos trabalhos e reflexão sobre a ação de formação.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá por base a qualidade e adequação dos materiais pedagógicos produzidos e um relatório de reflexão individual. Em consonância com o Regulamento do CCPFC, de 9 de maio de 2016, a todos os formandos que completem a ação será atribuída uma classificação de acordo com a seguinte escala: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Ministério da Educação [ME] (2018). Aprendizagens Essenciais – Matemática A. Disponíveis em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundarioMELO, wendel (agosto 2020). IUP – Introdução ao Universo da Programação com Python. Disponível em http://www.facom.ufu.br/~wendelmelo/meu_material/introducao_programacao_python_wendel_melo.pdfSEVERANCE, Charles R. (Jan 2020). Python para todos. Disponível em http://do1.dr-chuck.com/pythonlearn/PT_br/pythonlearn.pdfMARCONDES, GuilhermeA. Barucke (2018).– Matemática com Python: Um guia prático. Novatec Editora. São Paulo.

Formador

Ana Margarida de Sá Machado Simões Dias de Oliveira Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
2 24-04-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
3 08-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
4 15-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 19:30 2:00 Online síncrona
5 22-05-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
6 11-06-2024 (Terça-feira) 18:00 - 20:00 2:00 Online síncrona
Início: 17-04-2024
Fim: 29-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-121262/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: None