186

É Preciso uma Aldeia Inteira para Educar uma Criança: Desafios de uma abordagem holística baseada em evidências turma 1

Apresentação

A necessidade de preparação teórica e científica acerca do desenvolvimento biopsicossocial entre os 0 e os 6 anos é, cada vez mais, expressa pelos vários atores que intervêm nesta faixa etária. O trabalho em rede é também uma necessidade observada por estes, promovendo a articulação entre os diversos profissionais, como sejam, educadores de infância, professores, auxiliares de ação educativa, mas também técnicos superiores, enfermeiros e médicos. Desta forma, identifica-se a necessidade de uma oferta de formação para promover as oportunidades de aprendizagem sobre desenvolvimento na infância e trabalho em rede, junto dos vários intervenientes no processo educativo da criança. Portugal tem elevados índices de doenças mentais, nomeadamente, ansiedade, depressão entre os adolescentes e jovens adultos. Muito pode ser feito desde as denominadas primeira infância e segunda infância, informando e capacitando os profissionais intervenientes das melhores práticas e conteúdos teóricos. A Equipa Local de Intervenção Precoce de Lourinhã e Cadaval tem vindo a desenvolver oportunidades para dar a conhecer o seu modelo de intervenção contextualístico - holístico, que privilegia a interação e partilha de conhecimentos entre intervenientes, visando um bem comum: o desenvolvimento da criança. Surge desta feita a oportunidade de desenvolver um momento que visa a partilha de experiências, contributos, evidências e perceções de especialistas num formato de ação de formação.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Identificar sinais de alerta; - Desconstruir ideias pré-concebidas que sejam prejudiciais para o desenvolvimento mental; - Capacitar profissionais e famílias de uma parentalidade que promova a saúde mental; - Outros a definir posteriormente considerando as sinopses dos oradores.

Conteúdos

Os conteúdos desta formação, serão identificados e partilhados posteriormente.

Anexo(s)

Programa da ACD

Programa da ACD

Observações

Das 9h às 13h e das 14h30 às 16h30

Formador

Zélia Maria Cruz Baltazar

Juliana Filipa Luís Félix

Hernâni da Cruz Meira Caroço

ANA CRISTINA DA SILVA JERONIMO

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-11-2024 (Sábado) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 23-11-2024 (Sábado) 14:30 - 16:30 2:00 Presencial
Início: 23-11-2024
Fim: 23-11-2024
Acreditação: 8
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Auditório da Associação da Musical e Artística Lourinhanense

INSCREVER-ME