189

Quatro Estações - Ilustração da Natureza em Ambiente Escolar turma 1

Apresentação

Com esta formação pretende-se capacitar educadores e professores na exploração de técnicas de ilustração, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de habilidades de expressão plástica no ambiente escolar. O objetivo é contribuir para a compreensão da natureza e promover o interesse noutras áreas curriculares através de atividades plásticas e lúdicas. Esta formação proporciona um ambiente rico para a exploração de desafios inovadores, visa ampliar o conhecimento não apenas na expressão plástica, mas também na área da ciência.

Destinatários

Professores dos Grupos 100 e 110

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.

Objetivos

Fomentar a educação artística e artes visuais nas práticas pedagógicas, visando o desenvolvimento de competências expressivas, artísticas e culturais, alinhadas com as orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar, as aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos para o 1º Ciclo; Privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem; Desenvolver projetos que facilitem a expressão plástica e a comunicação, diferenciando o processo de aprendizagem na sala de aula com o desenvolvimento de projetos aliciantes e lúdicos; Estimular atividades que valorizem a expressão plástica, considerando a experiência enquanto ferramenta que favorece a transversalidade curricular; Desenvolver a autoconfiança na organização e concretização de um projeto; Criar projetos e ferramentas que auxiliem na aprendizagem e representação de elementos básicos do Meio Físico envolvente (fauna, flora).

Conteúdos

*Pesquisa, seleção e análise de informações; *Elementos naturais. Importância da expressão plástica para estratégias de aquisição do conhecimento científico; *Desenvolvimento da ideia: esboço e materiais a utilizar. *Identificação e representação das plantas comuns existentes no ambiente próximo com técnica de lápis de cor; *Identificação e representação de animais comuns existentes no ambiente próximo através da técnica de lápis de cor; *Técnicas e materiais, intenção expressiva nas representações plásticas; *Processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho. *Técnicas de ilustração – esboço, desenho, forma cor e volume e textura; *Materiais de pintura (grafite, lápis de cor e pastel); *Adaptação dos materiais de registo de expressão plástica a diferentes texturas: - Representação do pêlo, escamas, penas, folhas, troncos, etc. *Habilidades de expressão e criatividade mediante experiências e criações artísticas; *Experiências e produções plásticas.

Metodologias

Apresentação da proposta de trabalho – Criação de ilustrações com base na natureza; Desenho da fauna e flora: estudos das características, da forma, da cor e textura; Apresentação dos materiais e ferramentas de trabalho (lápis de cor e papeis diversos); Demostração de cada fase de desenvolvimento das ilustrações e acompanhamento individualizado; Estudos, esboços, desenho final, pintura a lápis de cor; Conclusão, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão geral sobre a ação de formação.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação – 80% Reflexão crítica formação – 10% Participação – 10%

Bibliografia

Oliveira, Diana (2019). Caderno da Natureza do Bicho do Mato: Guia para explorar e experimentar a natureza. Booksmile.Aladjidi, Virginie (2014). Inventário dos Animais com Cauda. Faktoria K de Livros.Jeffers, Oliver (2022). Aqui Estamos Nós - O Livro dos Animais. Ed. Orfeu Negro.Abreu, João Gomes de; Pedrosa, Maria Manuel (2022). Procuras uma Árvore? Como descobrir as principais espécies de Portugal. Ed. Museu da Paiagem.Trinick, Loveday (2021). Oceanarium. Ed. Impedimenta Editorial S.L.

Anexo(s)

Formador

Olga Neves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 31-10-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
2 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
3 08-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
4 14-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
5 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
6 22-11-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
7 28-11-2024 (Quinta-feira) 17:00 - 20:30 3:30 Presencial
Início: 31-10-2024
Fim: 22-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-126553/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres