Quatro Estações - Ilustração da Natureza em Ambiente Escolar turma 1
Apresentação
Com esta formação pretende-se capacitar educadores e professores na exploração de técnicas de ilustração, fornecendo ferramentas para o desenvolvimento de habilidades de expressão plástica no ambiente escolar. O objetivo é contribuir para a compreensão da natureza e promover o interesse noutras áreas curriculares através de atividades plásticas e lúdicas. Esta formação proporciona um ambiente rico para a exploração de desafios inovadores, visa ampliar o conhecimento não apenas na expressão plástica, mas também na área da ciência.
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
Fomentar a educação artística e artes visuais nas práticas pedagógicas, visando o desenvolvimento de competências expressivas, artísticas e culturais, alinhadas com as orientações curriculares para a Educação Pré-Escolar, as aprendizagens essenciais e o perfil dos alunos para o 1º Ciclo; Privilegiar atividades práticas como parte integrante e fundamental do processo de aprendizagem; Desenvolver projetos que facilitem a expressão plástica e a comunicação, diferenciando o processo de aprendizagem na sala de aula com o desenvolvimento de projetos aliciantes e lúdicos; Estimular atividades que valorizem a expressão plástica, considerando a experiência enquanto ferramenta que favorece a transversalidade curricular; Desenvolver a autoconfiança na organização e concretização de um projeto; Criar projetos e ferramentas que auxiliem na aprendizagem e representação de elementos básicos do Meio Físico envolvente (fauna, flora).
Conteúdos
*Pesquisa, seleção e análise de informações; *Elementos naturais. Importância da expressão plástica para estratégias de aquisição do conhecimento científico; *Desenvolvimento da ideia: esboço e materiais a utilizar. *Identificação e representação das plantas comuns existentes no ambiente próximo com técnica de lápis de cor; *Identificação e representação de animais comuns existentes no ambiente próximo através da técnica de lápis de cor; *Técnicas e materiais, intenção expressiva nas representações plásticas; *Processos de registo de ideias, de planeamento e de trabalho. *Técnicas de ilustração esboço, desenho, forma cor e volume e textura; *Materiais de pintura (grafite, lápis de cor e pastel); *Adaptação dos materiais de registo de expressão plástica a diferentes texturas: - Representação do pêlo, escamas, penas, folhas, troncos, etc. *Habilidades de expressão e criatividade mediante experiências e criações artísticas; *Experiências e produções plásticas.
Metodologias
Apresentação da proposta de trabalho Criação de ilustrações com base na natureza; Desenho da fauna e flora: estudos das características, da forma, da cor e textura; Apresentação dos materiais e ferramentas de trabalho (lápis de cor e papeis diversos); Demostração de cada fase de desenvolvimento das ilustrações e acompanhamento individualizado; Estudos, esboços, desenho final, pintura a lápis de cor; Conclusão, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão geral sobre a ação de formação.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação 80% Reflexão crítica formação 10% Participação 10%
Bibliografia
Oliveira, Diana (2019). Caderno da Natureza do Bicho do Mato: Guia para explorar e experimentar a natureza. Booksmile.Aladjidi, Virginie (2014). Inventário dos Animais com Cauda. Faktoria K de Livros.Jeffers, Oliver (2022). Aqui Estamos Nós - O Livro dos Animais. Ed. Orfeu Negro.Abreu, João Gomes de; Pedrosa, Maria Manuel (2022). Procuras uma Árvore? Como descobrir as principais espécies de Portugal. Ed. Museu da Paiagem.Trinick, Loveday (2021). Oceanarium. Ed. Impedimenta Editorial S.L.
Anexo(s)
Formador
Olga Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 31-10-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 07-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
3 | 08-11-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
4 | 14-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
5 | 21-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 22-11-2024 (Sexta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
7 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |