Uma escola a partir de um FAB LAB (MAKER space)? turma 1
Apresentação
O mundo contemporâneo exige competências de trabalho colaborativo, com recursos tecnológicos. A comunidade educativa pode, também, usar metodologias colaborativas e processos criativos de prototipagem que fazem parte das comunidades FABBER e MAKER. Estas comunidades, informais, partilham recursos e saberes nas redes sociais, em sites específicos, promovem encontros nacionais e internacionais e têm vindo a afirmar-se no ambiente criativo português. O encontro destas três comunidades - EDUCATIVA, FABBER e MAKER - constitui uma oportunidade de interligar, informalmente, realidades que só têm a ganhar com as competências e os saberes que já existem e de onde podem sair soluções e novas ideias.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Objetivos
● Conhecer conteúdos e metodologias de ensino baseadas na cooperação e colaboração entre pares ● Participar em oficinas, com recurso a microcontroladores, a programação e robótica ● Adquirir competências para dinamizar atividades práticas ● Proporcionar um ambiente criativo e de partilha de saberes entre a comunidade educativa e a comunidade de FABBERs e MAKERs ● Divulgar, junto dos docentes, a comunidade FABBER e MAKER de Portugal
Conteúdos
● Vídeo, animação e fotografia ● Digitalização, modelação e impressão 3D ● Prototipagem de projetos e ideias ● Programação e Robótica ● Projetos educativos e estratégias educativas de cooperação e colaboraçã
Metodologias
Sessões teóricas e sessões teórico-práticas.
Avaliação
A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
Aprendizagem cooperativa na sala de aula, LOPES, José; SILVA, Helena santos; Lidel, 2009Aprendizagem Cooperativa, FREITAS, Luísa; FREITAS, Cândido; ASA, 2003Associação nacional de FAB LABs: http://www.fablabsportugal.pt/Cognitive Load Theory, PLASS, Jan; MORENO, Roxana; BRUKEN, Roland, Cambridge, 2010Metodologias colaborativas: http://educationdesignsinc.com/category/tips-for-students/
Formador
António Carlos Gomes Cintrão Gonçalves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 19-02-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 15:00 - 19:00 | 4:00 | Presencial |