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Robótica na Escola na promoção do Pensamento Computacional turma 1

Apresentação

A introdução do pensamento computacional nas escolas, é progressivamente relevante em diversos países, Portugal incluído A estratégia de implementação do Pensamento Computacional nas atividades escolares, embora diversificada nas múltiplas disciplinas do currículo, permite utilizar pequenos robôs móveis e a aprendizagem da programação e robótica. A observação e utilização de robôs móveis, autónomos, despertam o interesse e curiosidade de alunos de qualquer faixa etária. O esforço na criação de algo novo, aliado ao investimento pessoal na tarefa, promove a motivação e o desenvolvimento de comportamentos autónomos e do pensamento criativo/crítico. Fomenta a capacidade crítica e a organização dos processos lógicos de raciocínio, essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. Estas competências adquiridas, através da promoção do pensamento computacional, são centrais no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. A Robótica Educativa aliada ao Pensamento Computacional, é um ambiente de aprendizagem emergente e permite a integração de conhecimentos de várias disciplinas e o desenvolvimento de competências do século XXI Esta formação pretende capacitar os professores para a criação de núcleos de projeto na escola, tendo em vista o desenvolvimento de atividades interdisciplinares com recurso a robôs móveis autónomos. A plataforma educacional ”Picaxe Programming Editor tem a possibilidade de programar com linguagem visual e/ou código escrito

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Promover o Pensamento Computacional, com recurso à aprendizagem da programação e robótica usando a plataforma educacional Picaxe Programming Editor Construir um robô móvel e programá-lo para ser autónomo na realização de pequenas tarefas - seguir um trilho desenhado no pavimento, contornar obstáculos, detectar e sinalizar cores Capacitar o formando para dinamizar actividades multidisciplinares na área da programação e robótica Desenvolver, com os alunos, atividades de utilização ou construção de pequenos robôs assim como a programação dos mesmos. Adquirir confiança e capacidade para implementar tarefas que proporcionem um maior envolvimento dos alunos nas suas aprendizagens, nomeadamente tarefas de natureza exploratória e investigativa; Construir/elaborar tarefas de investigação para implementar na sala de aula; Trabalhar colaborativamente na produção de materiais (tarefas de exploração e investigação, grelhas de observação/avaliação); Partilhar experiências de ensino e aprendizagem.

Conteúdos

Organização do trabalho a desenvolver, objetivos da ação, Documentação e materiais de apoio Discussão pedagógica em torno dos temas “metas curriculares” e “pensamento computacional”, nos quais se introduz a aprendizagem das linguagens de programação visual e código escrito e as atividades de robótica. Apresentação do Kit de atividades a construir pelos formandos Introdução: Estrutura Funcional de um Robot; Fatores a Ter em Conta na Construção de um Robô; Construção da Plataforma; Escolha dos Motores; Ajuste do Binário e da Velocidade; Controlo de Velocidade de um Motor DC; Controlo de Direção Construção do Kit pedagógico “RoboOeste” Descrição Geral Funcionamento Montagem dos Componentes Noções Básicas de Soldadura Componentes Resistências Condensadores Díodos e Leds Circuitos Integrados Construção das Placas constituintes do Robot Montagem da Placa do Controlador Montagem da Placa de Seguidor de Linha Sensores de Contacto Sensores de cor O que é um microcontrolador? Microcontroladores, input e outputs Conceitos introdutórios de eletrónica: sensores e atuadores Ambiente de trabalho do Picaxe Programming Editor Programação com linguagens visuais e/ou código escrito Como fazer o Download para o Robot. Conceitos básicos de programação com linguagem visual “Blockly for PICAXE” Utilização estruturas de controlo: decisões e ciclos Realização de atividades que envolvam a recolha de informação através de sensores e ações através de atuadores Conceitos básicos de programação com linguagem em código escrito Picaxe Utilização estruturas de controlo: decisões e ciclos Realização de atividades que envolvam a recolha de informação através de sensores e ações através de atuadores Realização de atividades praticas com o robô Discussão sobre o kit de aprendizagem a construir em grupo e a aplicar juntos dos alunos Avaliação da ação, preenchimento do questionário de avaliação

Metodologias

• Sessões expositivas dialogadas e dinâmicas de grupo de carácter teórico/prático. • Discussão e comentários dos softwares elaborados em situações práticas. • Sessões de demonstração e experimentação práticas. • Sessões práticas de acessibilidade, utilização de software e construção de materiais pedagógicos. Os formandos serão divididos em grupos de 4 elementos, num máximo de 6 grupos. b) Cada grupo terá à sua disposição 1 conjunto de componentes que lhe permita a construção de um pequeno robô móvel e 1 computador equipado com o software necessário para a programação. c) No início da formação os formandos serão informados dos objectivos, incluindo as linhas de orientação a seguir

Avaliação

A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: - a participação nas sessões de formação; - a realização do trabalho (atividades práticas) solicitado pelo formador; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Manual PICAXE Disponível em: http://www.anpee.org/v1/dearrobot/Picaxe_manual.pdfDGE (2017). Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico – Linhas Orientadoras. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ERTE/origramacao_robotica/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdf

Anexo(s)

Formador

Jaime Filipe Rocha Casal do Rei

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 16-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
3 23-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
4 30-10-2024 (Quarta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
5 07-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
6 14-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
7 20-11-2024 (Quarta-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Presencial
8 21-11-2024 (Quinta-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 09-10-2024
Fim: 21-11-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-117163/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: EB São Gonçalo