O FUTEBOL NA ESCOLA - ESTRATÉGIAS turma 1
Apresentação
O futebol é uma matéria curricular da disciplina de educação física inserida na área das atividades físicas e na subárea dos jogos desportivos coletivos. O futebol tem uma importância vital no desenvolvimento psicomotor dos alunos fomentando também a melhoria da aptidão física, aspeto essencial e com relação direta nos níveis de saúde. O facto de ser uma atividade coletiva desenvolve um conjunto de qualidades humanas, tais como a cooperação, a partilha, a tolerância e potencia a construção de relações pessoais e a gestão das emoções contribuindo para a aquisição de competências ao nível do desenvolvimento pessoal e do relacionamento interpessoal. Por razões culturais normalmente, o nível técnico evidenciado pelos rapazes é muito diferente do nível técnico evidenciado pelas raparigas, o que se traduz numa grande heterogeneidade entre os alunos da mesma turma. Esta situação dificulta a aplicação de estratégias que facilitem a evolução de uns e simultaneamente a motivação de outros, aspetos estes que são essenciais no processo de ensino e aprendizagem. Refletir acerca da implementação destas estratégias é o grande objetivo deste curso.
Destinatários
Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 260 e 620.
Objetivos
Atualizar conhecimentos científicos. Motivar os docentes para a implementação de estratégias do desenvolvimento da modalidade de futebol. Definir situações de ensino e aprendizagem em função do nível de prática. Definir estratégias adaptadas à especificidade dos alunos. Caracterizar os exercícios de prática em função da sua complexidade. Criar exercícios específicos para ultrapassar os problemas identificados. Construir um repositório de exercícios pedagógicos, por nível de prática. Construir um plano de aula, de acordo com a especificidade dos alunos e as características das instalações da escola.
Conteúdos
1- Regras do jogo; 2- Materiais e equipamentos a utilizar; 3- Principais ações técnicas e táticas; 3.1- Fases do jogo: 3.1.1- Processo ofensivo: Conceito, objetivos, vantagens e desvantagens e fases do ataque; 3.1.2- Processo defensivo: Conceito, objetivos, vantagens e desvantagens e fases da defesa; 3.2- Princípios do jogo: 3.2.1- Princípios gerais e específicos do ataque; 3.2.2- Princípios gerais e específicos da defesa; 3.2.3- Objetivo e importância dos princípios de jogo; 3.3- Fatores do jogo: 3.3.1- Fatores do processo ofensivo e do processo defensivo; 3.3.2- Principais ações individuais e coletivas; 3.4- Principais funções dos jogadores: 3.4.1- As missões táticas; 3.5- Métodos de jogo: 3.5.1- Características, objetivos e aspetos favoráveis e desfavoráveis dos métodos de jogo ofensivo; 3.5.2- Características, objetivos e aspetos favoráveis e desfavoráveis dos métodos de jogo defensivo; 4- A organização do processo de ensino e aprendizagem e a abordagem pedagógica da modalidade; 4.1- As invariantes estruturais do jogo de futebol; 4.2- A estruturação dos exercícios pedagógicos e didáticos; 4.3- O ritmo e a intensidade dos exercícios pedagógico e didáticos; 4.4- As progressões pedagógicas em função do nível de prática. 4.5- A importância dos recursos digitais no desenvolvimento dos níveis de prática.
Metodologias
Sessões teórico práticas. As sessões serão de índole prática mas, sempre, antecedidas de uma componente teórica de enquadramento da prática. As sessões terão uma dinâmica pro ativa envolvendo os formandos na reflexão, desenvolvimento e criação de exercícios e de estratégias pedagógicas.
Avaliação
Avaliação final dos formandos: a) Participação - 20% b) Trabalhos de grupo: 1- Construção de exercícios específicos em função do nível de prática - 30% 2- Criação e operacionalização de um plano de aula - 30% c) Relatório de reflexão crítica individual - 20% A classificação a atribuir será expressa na escala quantitativa de 1 a 10.
Bibliografia
Castelo, J. (1994): Futebol, Modelo Técnico-Tático do Jogo, Edições FMH, Lisboa.Conde, M. (1999): La Organización del Entranamiento para el desarrollo y la mejora de la técnica de desplazamiento, Cuadernos del Entrenador, Editorial Gymnos, Madrid.Pacheco, R. (2001): O Ensino do Futebol - Futebol de 7 um jogo de iniciação ao futebol de 11, Edição do autor, S. Mamede de Infesta.Mesquita, I (1997): Pedagogia do Treino - A formação em jogos desportivos coletivos, Livros Horizonte, LisboaQueiroz, C. (1986): Estrutura e Organização dos Exercícios de Treino em Futebol, Federação Portuguesa de Futebol, Lisboa.
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 12-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 02-04-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |