Inteligência Artificial na Educação: a Transformar a Prática Docente turma 1
Apresentação
A integração da ação de formação "Inteligência Artificial na Educação: a transformar a prática docente" no plano de formação do Centro de Formação das Escolas de Torres Vedras e Lourinhã é fundamental para responder às necessidades emergentes no âmbito da educação, nomeadamente onde a Inteligência Artificial (IA) desempenha um papel cada vez mais crucial. Assim, é imperativo que os docentes se atualizem com estas inovações tecnológicas, não apenas para enriquecer o seu próprio desenvolvimento profissional, mas também para preparar os alunos para um futuro cada vez mais tecnológico. Esta formação proporcionará aos docentes as competências necessárias para compreender e aplicar as ferramentas de IA na prática pedagógica, permitindo-lhes assim personalizar a aprendizagem/melhorar a eficácia do ensino. Além disso, a formação em IA para pessoal docente alinha-se com as políticas educativas atuais, que enfatizam a importância da integração das tecnologias no processo educativo. Ao capacitar os docentes para utilizarem eficazmente as ferramentas de IA, promove-se a inovação pedagógica, estimula-se a criação de ambientes de aprendizagem mais interativos e envolventes, e preparam-se os alunos para as competências digitais essenciais do século XXI. Além disso, abordar as questões éticas e de privacidade associadas ao uso da IA na educação é crucial para garantir que estas tecnologias sejam utilizadas de maneira responsável e ética, respeitando os direitos e a segurança dos alunos.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Capacitar os docentes para integrarem eficazmente ferramentas de Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas, fomentando um ambiente de aprendizagem inovador e adaptativo. - Desenvolver competências tecnológicas nos docentes, assegurando que estão atualizados com as tendências mais recentes em IA e suas aplicações na educação. - Promover a compreensão ética e crítica da IA, incentivando os docentes a refletir sobre as implicações éticas, de privacidade e segurança no uso de tecnologias de IA na educação. - Estimular a inovação pedagógica, inspirando os docentes a explorar e implementar métodos de ensino interativos e engajadores que integrem soluções de IA. - Preparar os docentes para serem facilitadores eficientes no desenvolvimento de competências digitais essenciais nos alunos, preparando-os para os desafios e oportunidades do século XXI.
Conteúdos
*Introdução à Inteligência Artificial na Educação *Conceitos básicos de IA: definições, história e evolução. *Visão geral da IA na educação: tendências atuais e potencial futuro. *Ética na IA: discussão sobre privacidade e responsabilidade. *Ferramentas de IA para personalização da aprendizagem. *Sistemas adaptativos de aprendizagem: funcionamento e benefícios. *Prática com plataformas de aprendizagem adaptativa. *Estratégias de integração em sala de aula. *IA para Avaliação e Feedback. *Assistentes de Voz e IA na Sala de Aula *Realidade Aumentada e Virtual com IA na Educação *Exploração prática de plataformas de RA/RV assistidas por IA.
Metodologias
As metodologias de realização da presente ação de formação incluem: - Aprendizagem ativa e baseada em problemas: motivação para uma participação ativa através de discussões, trabalhos de grupo e resolução de problemas práticos, promovendo o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento. Uso de casos de estudo reais: apresentação de casos de estudo reais, permitindo-lhes uma compreensão mais profunda da sua relevância prática. Atividades práticas e simulações: Experimentação de ferramentas e plataformas de IA, permitindo-lhes adquirir competências práticas para consolidar a sua aplicação em contexto educativo. Feedback contínuo: O formador fornecerá feedback regular aos participantes, permitindo ajustes contínuos no processo de aprendizagem. Uso de recursos digitais e multimédia: Utilização de diversos recursos digitais e multimédia para enriquecimento da experiência de aprendizagem e fornecimento de diferentes perspetivas sobre os temas abordados.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a elaboração de um mini projeto individual ou em grupo sobre a aplicação da IA em contexto educativo. - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação contínua do desempenho dos/as formandos/as terá por base o trabalho realizado nas sessões presenciais. Na parte final da ação, haverá também uma avaliação dos/as formandos/as tendo por objeto a apresentação dos mini projetos elaborados ao longo das sessões, bem como relatório individual.
Bibliografia
Luckin, R. (2018). Machine Learning and Human Intelligence: The future of education for the 21st century. London: UCL Institute of Education Press.Holmes, W., Bialik, M., & Fadel, C. (2019). Artificial Intelligence In Education: Promises and Implications for Teaching and Learning. Boston, MA: Center for Curriculum Redesign.Goel, A. K., & Joyner, D. A. (Eds.). (2020). Blended Learning in Practice: A Guide for Practitioners and Researchers. Cambridge, MA: MIT Press.Zawacki-Richter, O., Marín, V. I., Bond, M., & Gouverneur, F. (Eds.). (2019). Systematic Reviews in Educational Research: Methodology, Perspectives and Application. Springer.Hwang, G.-J., & Tsai, C.-C. (Eds.). (2021). Handbook of Research on Educational Communications and Technology. Springer.
Anexo(s)
Formador
Vitor Manuel Henriques Vilela
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 09-10-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 24-10-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 20-11-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 28-11-2024 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 11-12-2024 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 18:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 23-01-2025 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 12-02-2025 (Quarta-feira) | 15:30 - 19:30 | 4:00 | Presencial |