205

Compreender a Leitura e as Dificuldades na sua Aprendizagem turma 1

Apresentação

O domínio da leitura é uma habilidade académica fundamental para a aprendizagem escolar. No entanto, muitas crianças apresentam dificuldades na aprendizagem da leitura, com elevados custos académicos, pessoais e sociais subsequentes. Importa pois alterar o modo como a instrução da leitura é vista e promover a consciência de que ensinar a ler é uma tarefa complexa. A Associação Internacional de Dislexia recomenda formação em Fundações Conceptuais (i.e., O Processo da Leitura); Conhecimento da Estrutura da Linguagem; e Prática Supervisionada de Ensino da Leitura. A formação proposta vem ao encontro das referidas necessidades de formação, especialmente dos dois primeiros aspetos. Este curso visa contribuir para a compreensão dos processos implicados tanto na aprendizagem como no ensino da leitura, não esquecendo as suas dificuldades.

Destinatários

Professores dos Grupos 110, 910, 920 e 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 910, 920 e 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 110, 910, 920 e 930.

Objetivos

Enquadrar a leitura no contexto da comunicação e da linguagem. Dar uma panorâmica geral sobre a evolução filogenética e o desenvolvimento ontogenético da leitura. Contribuir para um melhor desempenho dos alunos ao nível da leitura. Analisar os processos através dos quais as crianças aprendem a dominar a leitura. Informar sobre os diferentes modelos de aprendizagem e métodos de ensino da leitura. Descrever e refletir sobre as causas subjacentes ao surgimento das principais dificuldades na aprendizagem da leitura. Praticar e comparar a utilização de instrumentos de avaliação e de modelos de intervenção nas dificuldades na aprendizagem da leitura.

Conteúdos

Hierarquia da Linguagem Da Linguagem Falada à Linguagem Escrita Processos Cognitivos Implicados na Leitura Modelos de Leitura Modelos de Aprendizagem da Leitura Métodos de Ensino da Leitura Dificuldades na Aprendizagem da Leitura Avaliação e Intervenção nas Dificuldades na Leitura Elaboração de Atividades de Intervenção orientadas para o Ensino da Leitura

Metodologias

A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa numa classificação quantitativa na de escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Avaliação

Exposição teórica. Atividades de aplicação prática - conceção e elaboração de atividades de promoção da leitura.

Bibliografia

Caldas, A. C. (2002). O Cérebro Analfabeto: A Influência do conhecimento das regras da leitura e da escrita na função cerebral. Lisboa: Bial.Cruz, V. (2007). Uma Abordagem Cognitiva da Leitura. Lisboa: Lidel.Morais, J. (1997). A Arte de Ler - Psicologia Cognitiva da Leitura. Lisboa: Edições Cosmos.Shaywitz, S. (2008). Vencer a Dislexia: Como dar resposta às perturbações da leitura em qualquer fase da vida. Porto: Porto Editora.Viana, F. L. P. (2003). Da Linguagem Oral à Leitura: Construção e Validação do Teste de Identificação de Competências Linguísticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Anexo(s)

Formador

Vitor Manuel Lourenço da Cruz

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
3 06-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
4 20-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
5 27-11-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
6 04-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 21:30 3:30 Presencial
7 11-12-2024 (Quarta-feira) 18:00 - 22:00 4:00 Presencial
Início: 09-10-2024
Fim: 11-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-119532/23
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres