210

A história em contexto geográfico e filosófico turma 1

Apresentação

O trabalho colaborativo entre professores de diferentes áreas disciplinares, história, geografia e filosofia potencia a criação de Domínios de Autonomia Curricular (DAC) alinhado com os Decreto-Lei n.º54 e 55/2018, de 6 de junho e com o desenvolvimento curricular da Cidadania e Desenvolvimento, nas vertentes de planeamento e metodologias de aprendizagem significativas. Para que o ensino e as práticas pedagógicas possam acompanhar a evolução crescente na sociedade é importante contextualizar os acontecimentos históricos na geografia mundial e reconhecer o pensamento filosófico que está na base das ações do Homem. Desta forma podem-se mobilizar os conteúdos curriculares para entender e resolverem problemas sociais cada vez mais complexos.

Destinatários

Professores de Grupos de recrutamento 200, 400, 410, 420

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 200, 400, 410, 420. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Grupos de recrutamento 200, 400, 410, 420.

Objetivos

Com este curso pretende-se: - Identificar e selecionar “bolsas temporais” da história humana como objeto de estudo; - Mobilizar as aprendizagens essenciais para compreender comportamentos humanos há luz da história, geografia e do pensamento filosófico; - Criar um DAC com pelo menos duas disciplinas de forma a compreender melhor os fenómenos da história mundial; - Apresentar, discutir os DAC.

Conteúdos

Módulo 1 – Apresentação dos formandos e formadores; Objetivos e metodologias da ação de formação; Cronograma da ação de formação; Atividades a desenvolver; Critérios de avaliação. (2 horas) Modulo 2- Construção de grupos de trabalho e selecionar os períodos históricos (“bolsas temporais”) da história humana como objeto de estudo e enquadrá-los geograficamente e filosoficamente; (10 horas) Modulo 3- Acompanhar a construção dos DAC com a mobilização de conteúdos curriculares de duas ou três disciplinas; (10 horas) Modulo 4- Apresentação, discussão dos DAC e avaliação da ação. (3 horas)

Metodologias

Os conteúdos teóricos são discutidos e experimentados pelos formandos através de reflexão e a partilha de experiências de modo a fomentar a implementação do trabalho colaborativo entre os seus pares. Ao longo da formação, o formando elaborar um projeto colaborativo – DAC. Nesse sentido, na realização desta ação, evidenciam-se a implementação de estratégias de comunicação, relações interpessoais, trabalho de equipa e resolução de problemas e a utilização de processos multidisciplinares.

Avaliação

A avaliação será quantitativa e qualitativa com a classificada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com a legislação em vigor, nomeadamente os pontos 5. e 6. do artigo 4.º do Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio., e terá em consideração critérios e ponderações aprovados no Centro de Formação. Participação/realização de tarefas nas sessões (40%); trabalho final (50%) e reflexão critica (10%)

Bibliografia

https://www.almedina.net/a-historia-do-universo-a-nossa-visao-atual-e-como-chegamos-a-ela-1661201606.htmlhttps://ffms.pt/pt-pt/autores/desiderio-murchoRoldão, M. C. (2007). Colaborar é preciso. Questões de qualidade e eficácia no trabalho dos professores. Noesis, 71, 24-29. MEC / DGICchrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/9566/4/Aprender%20Hist%C3%B3ria%20e%20Geografia%20para%20qu%C3%AA_tm_vf.pdfhttp://bdjur.almedina.net/item.php?field=item_id&value=2241663

Anexo(s)

Formador

Dra Celia Morgado

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 01-10-2024 (Terça-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
2 07-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
3 14-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
4 21-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Online síncrona
5 28-10-2024 (Segunda-feira) 18:30 - 21:30 3:00 Presencial
Início: 01-10-2024
Fim: 28-10-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-123909/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Online e Escola Secundária Madeira Torres