212

Como usar a TEAMS para dar feedback? Estratégias e sugestões turma 1

Apresentação

Após dois anos de vigência do anterior Plano de Ação de Desenvolvimento Digital do AEDLV, elaborado no ano 2021, foi realizada a monitorização da sua implementação, no final do ano letivo 2022/2023. Pretende-se que o PADDE continue a ser um instrumento impulsionador da melhoria de práticas e que, numa perspetiva digital, integre a visão estratégica do AEDLV e o seu compromisso com a qualidade do serviço de educação que presta. Na tentativa de resposta às necessidades da Comunidade Educativa para o uso crescente das tecnologias de informação e comunicação, e feita a devida reflexão sobre os pontos fortes e os aspetos a melhorar no AEDLV, ocorreu a definição de objetivos e o planeamento de novas ações para consolidar novas dinâmicas de trabalho e práticas pedagógicas. A proposta para esta ACD, ao permitir a aquisição de competências na utilização do Microsoft Teams para dar feedback, contribuirá para a autorregulação dos alunos, para a transparência da avaliação e, consequentemente, para a melhoria das aprendizagens.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Professores da Educação Especial;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Contribuir para a Dimensão pedagógica do PADDE, ao nível dos seguintes objetivos: a) Utilizar ferramentas digitais para a avaliação das aprendizagens, para autocorreção das tarefas e atividades, registo da avaliação contínua e para a autoavaliação dos alunos; b) implementar rotinas na aplicação de avaliação formativa e/ou sumativa nos vários ciclos do agrupamento; c) implementar estratégias digitais de autoavaliação/reflexão crítica da aquisição das aprendizagens; d) melhorar as práticas de avaliação e de feedback dado aos alunos, em tempo útil.

Conteúdos

Criar tarefas: • de documentos de Word/ Individuais (uma turma) • Para várias turmas em simultâneo • Trabalhos de grupo para uma turma Dar feedback aos alunos nas tarefas: • Feedback geral de tarefas (na tarefa ou individualmente) • Feedback (comentários ou revisão de trabalhos em Word) • Feedback (envio de links e documentos a partir do Teams/OneDrive) • Feedback (criação Excel/PowerPoint/Whiteboard) • Feedback com áudio ou vídeo • Devolver para revisão Dar feedback a trabalhos de grupo Criação de “lista de critérios de avaliação” para amplificar transparência da avaliação: • Criar uma lista de critérios de raiz • Criar uma lista de critérios utilizando Inteligência Artificial • Reutilizar listas de critérios • Exportar lista de critérios (para partilha) Trabalho escolar: • Organizar por tópicos Avaliações (categorias de classificação ponderadas) Sondagens do Refletir associadas a tarefas

Anexo(s)

Programa da ACD

Observações

Horário: 15:30 - 18:30 Esta ACD destina-se apenas a docentes do AE D. Lourenço Vicente

Formador

Vanda Sofia dos Reis Alves

Pedro Fernando Morais Martins Crispim

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 02-10-2024 (Quarta-feira) 15:30 - 18:30 3:00 Online síncrona
Início: 02-10-2024
Fim: 02-10-2024
Acreditação: 12
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 3 h
Local: online