Repensar a avaliação diagnóstica em PLNM turma 1
Apresentação
No sistema educativo português, a avaliação diagnóstica em Português Língua Não Materna (PLNM) é uma componente fundamental nos processos de integração e de ensino-aprendizagem de crianças e jovens imigrantes alófonas/os abrangidas/os pela escolaridade obrigatória. A língua de escolarização é transversal no acesso ao conhecimento das diversas áreas disciplinares e está associada ao sucesso académico, à igualdade de oportunidades e às saídas profissionais. Neste âmbito, o teste de diagnóstico é uma das medidas previstas na lei portuguesa para identificar o nível de proficiência linguística e assegurar não só os direitos dos/as alunos/as estrangeiros/as cuja língua materna não é o português, mas também os deveres da instituição de acolhimento. Desde a inclusão de PLNM no currículo do Ensino Básico (2006/2007) e do Secundário (2007/2008), o contexto nacional e internacional tem vindo a ser profundamente modificado por novos desafios demográficos, socioculturais, educativos, tecnológicos e político-económicos, a par da investigação em linguística aplicada ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras e de recentes orientações didático-pedagógicas da tutela e do Conselho da Europa. Relativamente à avaliação da proficiência linguística destes/as alunos/as e à forma como os dados recolhidos são utilizados, que desafios podemos identificar e que propostas de melhoria fundamentadas nas boas práticas e na investigação podemos apresentar? Serão estes os pontos de partida para uma reflexão partilhada e orientada, em coletivo e em trabalho de pares/grupo, com vista à produção de um documento-síntese sobre as questões discutidas, tendo em conta os referenciais nacionais e europeus.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Compreender de que forma as medidas de avaliação diagnóstica previstas para a disciplina de PLNM se enquadram quer no atual contexto nacional/europeu quer nas realidades escolares dos/das participantes. Promover a reflexão, em trabalho de pares/grupo, sobre o processo de avaliação diagnóstica relativo ao nível de proficiência linguística dos/das alunos/as imigrantes alófonos/as, tendo em conta os referenciais nacionais e europeus (adequação, aplicação e impacto/uso dos resultados dos testes de diagnóstico na prática letiva), e a produção de um documento-síntese.
Conteúdos
1. Breve apresentação da formadora e dos formandos. 2. Introdução ao tema da ACD, com breves referências a: ● Legislação sobre PLNM. ● Ministério da Educação: DGE e IAVE. ● Plano Estratégico para a Aprendizagem de Português como Língua Estrangeira (AIMA, 2024). ● Uneven language profiles & differentiated language requirements - recommendations for test developers, policy makers and employers (ALTE, 2023) ● CEFR-Companion Volume (Council of Europe, 2020). ● Aprendizagens Essenciais de PLNM (DGE-ME, 2018). ● Testes de diagnóstico de PLNM (Mateus, 2009). 3. Trabalho de grupo/pares sobre: ● Implicações da avaliação diagnóstica em PLNM nos processos de integração e de ensino-aprendizagem de crianças e jovens imigrantes alófonas/os abrangidas/os pela escolaridade obrigatória: funcionalidade e boas práticas associadas. ● A aplicação do teste diagnóstico disponibilizado pelo Ministério da Educação (orientações, versões, estrutura, conteúdo, impacto dos resultados, constrangimentos) e/ou de outros testes. ● Melhorias necessárias no processo de avaliação diagnóstica para identificação e acompanhamento do nível de proficiência linguística dos/as alunos/as imigrantes alófonos/as. 4. Apresentação e discussão do trabalho de cada grupo/par de trabalho. 5. Conclusão dos trabalhos e avaliação da sessão.
Anexo(s)
Formador
Ana Louro Sarzedas
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 20:30 | 6:00 | Presencial |