218

Edição de Vídeo - Iniciação turma 2

Apresentação

A inserção das novas tecnologias da informação e comunicação na escola é, hoje, inquestionável. O vídeo tem sido um recurso audiovisual utilizado, com frequência, no contexto educativo. Importa, assim, proporcionar aos docentes, um maior conhecimento relativo à sua produção e refletir acerca da sua importância como ferramenta pedagógica e instrumento de ensino-aprendizagem. Num recente levantamento de necessidades de formação a edição de vídeo foi referida, por vários docentes, como uma área de formação a desenvolver.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Compreender as potencialidades do audiovisual no desenvolvimento da curiosidade, reflexão, inovação, autonomia, criatividade e colaboração dos alunos para a construção da sua aprendizagem; • Promover o debate sobre exemplos de materiais e recursos que podem ser desenvolvidos em diferentes atividades; • Utilizar o audiovisual como ferramenta pedagógica; • Conhecer diversos aspetos da captura de imagem e edição de vídeo • Produzir um vídeo aplicando os conhecimentos adquiridos

Conteúdos

• Apresentação; • Apresentação de exemplos de materiais, recursos e atividades que podem ser realizadas; • Captura de imagem e edição de vídeo: o Hardware e Software de edição vídeo; o Formatos de vídeo e Codecs; o Planificação de operações (ideia e objetivos; guião; gravação; edição); o Direitos de imagem e autorizações; o Material (câmaras, tripés, microfones, entre outros); o Diferentes tipos de planos e formatos; o Som e equipamentos de som. • Produzir de um produto vídeo – atividade prática. o Introdução ao software a utilizar; o Edição de vídeo:  Captura e/ou transferência para o computador;  Visualização e escolha;  Corte e montagem;  Efeitos e transições;  Títulos e legendas;  Locuções e/ou sonorização;  Exportação;  Publicação (opcional).

Metodologias

Sessões teóricas e sessões práticas

Avaliação

A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: - a participação nas sessões de formação; - a realização do(s) trabalho(s) solicitado(s) pela formadora; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom – de 6,5 a 7,9 valores; Regular – de 5 a 6,4 valores; Insuficiente – de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdfQuadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdfEdição de Vídeo https://www.premiumbeat.com/blog/free-filmmaking-book/https://www.blackmagicdesign.com/pt/products/davinciresolve/

Anexo(s)

Formador

Ana Catarina Gabriel Espinho Fonseca

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 07-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
3 21-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 28-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
5 05-12-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 07-11-2024
Fim: 05-12-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-115329/22
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres