220

A calculadora gráfica para potenciar as aprendizagens na área da estatística turma 1

Apresentação

A utilização cada vez mais relevante da tecnologia nas disciplinas de Matemática e de Física e Química realça a necessidade de capacitar os professores para o uso desses recursos, especialmente a calculadora gráfica. As Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática estão concebidas para tornar o aluno mais ativo no seu processo de aprendizagem. Na disciplina de Física e Química, depois de recolher os dados laboratoriais experimentalmente há a necessidade de os tratar no contexto disciplinar. Os Exames Nacionais desta disciplina também incidem sobre este tema, muitas vezes polémico por os alunos não saberem usar corretamente esta tecnologia. A calculadora gráfica, um instrumento tecnológico indispensável e obrigatório no ensino secundário, permitindo experimentar, visualizar, representar, simular e calcular de forma rápida e eficiente. A Estatística, um tema rico em tópicos, beneficia enormemente da utilização da calculadora gráfica em ambas as disciplinas. Ela é uma mais-valia para a compreensão e resolução de tarefas, como a organização de dados, representações gráficas, cálculo de medidas de tendência central e dispersão, assim como a realização de regressões. Esta formação fornecerá as bases necessárias para o tratamento estatístico de dados com a calculadora gráfica, contribuindo para a melhoria das aprendizagens dos alunos e para a literacia científica, conforme previsto no perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

Destinatários

Professores dos grupos 500 e 510

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 500 e 510. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 500 e 510.

Objetivos

- Conhecer as potencialidades pedagógicas da calculadora gráfica Trabalhar corretamente com a calculadora gráfica (ferramenta obrigatória em ambas as disciplinas) - Saber extrair dados corretamente e correlacionar os resultados com o que é pedido em cada disciplina - Recolher e tratar dados estatísticos - Calcular regressões, retas de regressão e respetivos gráficos, - Extrair todas as estatísticas, desenho dos diversos tipos de gráficos estatísticos. - Apostar na interdisciplinaridade entre a matemática e físico-química - Utilizar os menus da Estatística e Folha de Cálculo - Refletir sobre as potencialidades e constrangimentos do recurso à calculadora gráfica para potenciar o desenvolvimento do estudo da Estatística relacionando com conteúdos da matemática e Física e Química;

Conteúdos

1 - Apresentação da formação, da metodologia, dos recursos e dos critérios de avaliação. Definição de um cronograma de entrega de trabalhos e relatório. 2 - Iniciação à calculadora gráfica a) Instalação do software da calculadora e explicação de como o usar para capturar imagens da máquina, essenciais à construção de tarefas paras as sessões assíncronas e materiais para os alunos b) Utilização e explicação do teclado da calculadora gráfica, menus da calculadora 3- Utilização do menu Estatístico a) Cálculos estatísticos de distribuições com uma variável (moda, média, quartis, mediana, desvio padrão, etc.) b) Cálculos estatísticos com distribuições bidimensionais (regressão linear, polinomial, exponencial logarítmica, sinuosidade, ..., estimativa de valores) c) gráficos estatísticos (gráfico de barras, histogramas, diagrama de extremos e quartis,...) d) obtenção de retas de regressão (linear, quadrática, exponencial e sinosoidal) 4 Folha de Calculo a) Utilização e explicação das diversas funções b) Configuração do ecrã da folha de cálculo na calculadora c) Operações básicas na folha de cálculo (movimento do cursor na célula; utilização de diversos comandos; seleção de células, de linhas e colunas; seleção de intervalos na folha de calculo; introdução de uma fórmula; introdução das referências de uma célula; geração de sequências numéricas; gráficos das folhas de cálculo; utilização da função CALC na folha de calculo (média, moda, mediana, desvio padrão, etc)) d) Passagem de folhas do excel para o formato CSV, e do formato CSV (formato da calculadora) para o Excel. e) Converter tabelas obtidas no PorData para a calculadora ou dados obtidos experimentalmente para o Excel. 5 - Apresentação do trabalho final e reflexão individual

Metodologias

A formação será dividia em momentos síncronos e assíncronos. Nos momentos síncronos será dada uma explicação teórica sobre o manuseamento da calculadora e aplicação num exemplo geral. Os formandos serão divididos em sala simultânea em que cada grupo fará tarefas especificas sobre os temas abordados. As sessões assíncronas serão dedicadas à resolução de tarefas para cada grupo disciplinar. Umas das sessões assíncronas, os formandos devem realizar um trabalho final, onde mostram a utilização da calculadora numa tarefa especifica.

Avaliação

• A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. • A Distribuição da classificação: - 5% para a assiduidade - 25% para a participação e realização das tarefas síncronas - 20% para a realização das tarefas assíncronas - 35% para o trabalho final - 15% para o relatório da formação

Bibliografia

- Manual de instruções da calculadora gráfica https://support.casio.com/storage/pt/manual/pdf/PT/004/fx-CG50_Soft_v330_PT.pdf- Aprendizagens essenciais https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-0- Exames nacionais https://iave.pt/provas-e-exames/arquivo/arquivo-provas-e-exames-finais-nacionais-es/- Andrade, Carlos; Pereira, José Carlos Pereira; Pimenta, Pedro Pimenta (2024) “Matemática 360 10 - Matemática A” in Lisboa Editora, S.A /Raiz EditoraFiolhais, Carlos; Ventura, Graça; Fiolhais, Manuel, “10 F - Física A 10.º ano” in Texto Editores, Lda

Formador

Ana Margarida de Sá Machado Simões Dias de Oliveira Soares

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 08-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
2 15-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
3 22-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
4 29-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
5 05-02-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
6 26-02-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
Início: 08-01-2025
Fim: 26-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-128600/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: online