227

Preservação e gestão da coleção digital nas bibliotecas turma 2

Apresentação

A maior parte da informação atual é produzida, registada e transmitida em suportes e formatos digitais. Do mesmo modo que hoje podemos aceder e consultar a informação analógica produzida no passado, é necessário garantir que as gerações futuras irão ter acesso a um registo igualmente significativo e relevante da produção informativa contemporânea em formato digital. Todas as bibliotecas, incluindo as escolares, confrontadas com um fluxo crescente de informação em formato digital, deverão desenvolver estratégias de preservação digital e elaborar um plano de preservação que garanta, à comunidade servida pela biblioteca, o acesso continuado e permanente aos recursos de informação disponibilizados pelas bibliotecas.

Destinatários

Professores bibliotecários, educadores de infância e professores dos ensinos básico, secundário e educação especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores bibliotecários, educadores de infância e professores dos ensinos básico, secundário e educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Conhecer as vantagens e desvantagens das bibliotecas digitais. Conhecer as tipologias e as características dos objetos digitais. Reconhecer a importância dos metadados na gestão da informação e nos planos de preservação digital das bibliotecas. Conhecer os objetivos e as estratégias de preservação digital no contexto das bibliotecas. Adquirir alguns conceitos fundamentais no âmbito da gestão de coleções digitais Elaborar um plano de preservação digital para uma biblioteca escolar.

Conteúdos

1. Bibliotecas digitais: conceito, vantagens e desvantagens (2 horas online síncronas + 1 hora online assíncrona) 2. Objeto digital (2 horas online síncronas + 1 hora online assíncrona) 2.1. Conceito e características. 2.2. Níveis de abstração. 2.3. Tipologias. 3. Metadados (1 hora online síncrona + 1 hora online assíncrona). 3.1 A importância dos metadados. 3.2. O Padrão Dublin Core. 3.3. O Dicionário PREMIS. 3.4. Metadados de preservação. 4. Preservação digital (2 horas online síncronas + 2 horas online – assíncrona). 4.1. Conceito de preservação digital. 4.2. Necessidade de preservação. 4.3. Objetivos da preservação digital. 4.4. Modelo de referência OAIS. 4.5. Identificadores de recursos. 4.6. Estratégias de preservação digital no contexto da biblioteca escolar. 4.7. Diretórios de formatos. 4.8. Autenticidade. 4.9. Avaliação de estratégias de preservação. 5. Gestão da coleção digital nas bibliotecas (2 horas online síncronas + 1 hora online – assíncrona). 5.1 – Conceitos e procedimentos essenciais. 6. WorKshop “Descrição bibliográfica de recursos digitais em plataformas de catalogação” (3+3 horas presenciais). 6.1 - Procedimentos essenciais a ter em conta na organização e descrição dos recursos digitais: uniformização de critérios 6.2 - Os direitos de autor e a propriedade intelectual. 6.3 - Tipologias de recursos digitais: os recursos adquiridos ou licenciados e os recursos de produção própria. 6.4 - Os repositórios de recursos digitais: breve caracterização. 7. Avaliação. Submissão do Plano de Preservação Digital pelos formandos (1 hora online síncrona + 3 horas online assíncronas).

Metodologias

O curso desenvolver-se-á no regime b-learning, em 7 sessões, com um total de 25 horas. Serão apresentadas e debatidas as várias temáticas no âmbito dos objetos digitais e da preservação digital. A exploração destas problemáticas envolverá atividades práticas a realizar colaborativamente pelos formandos. Após contacto com os diferentes recursos, os formandos deverão, em grupo, e sob a orientação do formador, analisar e refletir sobre os conteúdos, apresentando as conclusões dos trabalhos de grupo. Será ainda realizado um workshop no âmbito do tratamento documental de recursos digitais, tendo por base as plataformas de catalogação das bibliotecas, onde serão debatidos os procedimentos e as boas práticas a ter em conta no contexto das Redes Concelhias de Bibliotecas. Como trabalho final, será pedido aos formandos que, em grupo, elaborem uma primeira versão de um plano de preservação digital adaptado às bibliotecas escolares.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos.

Bibliografia

LOPES, V. (2008). Preservação digital. Universidade do Minho. Disponível em: http://www.vitorlopes.com/Trabalhos/Preservacao_Digital-Vitor_Lopes.pdfNUNES, M.B. (2018). Bibliotecas escolares: gestão, desenvolvimento e curadoria de coleções na era digital. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=682&fileName=__978_989_8795_11_3.pdfRODRIGUES, E.; CARVALHO, J. (2022). Gestão e organização da coleção digital. Disponível em: https://rbe.mec.pt/np4/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=3266&fileName=Gestao_e_organizacao_da_colecao_digital.pdfSANTOS, H. M., & FLORES, D. (2018). A Obsolescência do Conhecimento em Preservação Digital. Ciência da Informação em Revista, 5(1), pp. 41-58. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/3337SANTOS, H. M., & FLORES, D. (2017). Da preservação digital ao acesso à informação: uma breve revisão. Páginas a&b: arquivos e bibliotecas, pp. 16-30. Disponível em: http://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/2836/2593

Formador

Maria Helena Montalegre Brígida

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 06-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
2 13-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
3 20-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
4 27-11-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
5 04-12-2024 (Quarta-feira) 16:00 - 18:00 2:00 Online síncrona
6 08-01-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
7 15-01-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
8 22-01-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
Início: 06-11-2024
Fim: 22-01-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127151/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres e online.