O espaço exterior no pré-escolar - aprendizagem e desenvolvimento de competências turma 1
Apresentação
A sociedade sofreu alterações profundas nos últimos anos que influenciam a vida das crianças uma vida cada vez mais sedentária, mais afastada da natureza, mais conectada às tecnologias e ao mundo virtual, socialmente mais pobre, com menos convívio entre pares. Pais e professores lembram-se de quão bom era brincar livremente nas ruas das aldeias e cidades - andar de bicicleta, subir às arvores, apanhar fruta O desenvolvimento das crianças - social, cognitivo, emocional, motor - está afetado pela artificialização do seu mundo. Esta retira-lhes liberdade, contacto com a natureza e retira, ainda, o risco e a experiência de o saber avaliar e ultrapassar as dificuldades Estudos académicos e práticas desenvolvidas noutros países demostram que as crianças têm ganhos evidentes no seu desenvolvimento se o contacto com a natureza for assumido de forma estruturada e regular. O projeto MLO Moving and Learning Outside promove o uso do espaço exterior, com intencionalidade pedagógica. O projeto, coordenado pela Câmara Municipal de Torres Vedras contou com parceria da Faculdade de Motricidade Humana (equipa do Prof. Carlos Neto), da Queen Maude University College e do Agrupamentos de Escolas Madeira Torres. Este projeto, distinguido pela Comissão Europeia com o prémio European Innovative Teaching Award, vê consolidada a sua relevância. Importa, então, garantir a transformação das práticas pedagógicas no pré-escolar através da divulgação das metodologias do MLO em contexto formativo
Destinatários
Educadores de Infância
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância.
Objetivos
Aumentar a perceção do potencial educativo do uso espaço exterior. Desenvolver competências pedagógicas para o trabalho, com crianças, no espaço exterior. Desenvolver metodologias de otimização do espaço exterior. Promover a autonomia e os laços emocionais entre as crianças. Estimular a criatividade e a promoção de atividade social partilhada competências sociais cooperativas Promover o desenvolvimento da motricidade fina Aplicar as diversas atividades resultantes do trabalho realizado no projeto MLO Conhecer as orientações e recomendações gerais para as atividades exteriores no pré-escolar
Conteúdos
Como brincam, atualmente, as nossas crianças? A importância do brincar no desenvolvimento da criança Brincar em contacto com a natureza. Porquê? A introdução do risco no brincar Autonomia e mobilidade das crianças na cidade Apresentação do projeto MLO Moving and Learning Outside estrutura, objetivos e atividades Diferenças culturais no uso do espaço exterior no pré-escolar: a visão dos pais, docentes e crianças. Diferenças entre os JIs de Portugal, Estónia, Noruega, Grécia e Croácia. Sensibilização dos assistentes operacionais e dos pais para o novo paradigma - brincar e aprender no exterior - através da apresentação de atividades Orientações gerais para a atividade ao ar livre no pré-escolar Adequação de vestuário e calçado para os espaços exteriores Seleção de recursos - materiais soltos: troncos, caixas de cartão, pneus, tubos, cordas, embalagens, latas, panelas e incentivo as crianças a iniciarem a brincadeira Construção, no recreio, de espaços permanentes e de baixo custo que favoreçam ligação com a natureza, experiências sensoriais, interação social e expressão criativa Construção de jogos com materiais naturais e/ou reciclados Promoção de brincadeiras com elementos naturais: areia, plantas, flores, folhas, água, lama Utilizar, durante um dia, o ambiente natural fora do JI praia, parque, bosque/floresta, rio/ribeira. Realizar uma refeição ao ar livre que inclua as crianças na preparação e limpeza do espaço Passeio e exploração da zona/bairro envolvente do JI Atividades artísticas ao ar livre -teatro, dança, música, pintura e contos Atividade física no contexto dos jogos caça ao tesouro, jogo da macaca, salto à corda, jogos tradicionais Partilha e reflexão sobre a aplicação das atividades dificuldades, estratégias , desenvolvimento e avaliação
Avaliação
A classificação quantitativa dos formandos será na escala de 1 a 10. Terá em conta a participação nas sessões, o trabalho desenvolvido nas sessões presenciais e nas sessões não presenciais - trabalho autónomo -, e ainda, o relatório final. Participação nas sessões - relevância e qualidade das intervenções 10% Trabalho desenvolvido nas sessões presenciais - 20% Trabalho autónomo - 50% Relatório final/reflexão crítica - 20%
Bibliografia
Cordovil, Rita. et Lopes, Frederico. 2020 Moving and Learning Outside Final Results Report in https://movingandlearningoutside.eu/wp-content/uploads/2020/10/Moving-and-Learning- Outside_Final-Results-Report.pdf (16/11/2022).Gerben Helleman 2022 Outdoor play: benefits, influencing factors and actual behaviour of kids Child in the City (artigo) in Child in the city (16/11/22) https://movingandlearningoutside.eu/ (16/11/2022)https://movingandlearningoutside.eu/ (16/11/2022)
Formador
Rodrigo Antolin da Cunha Ramalho
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 11-02-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 18-02-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 11-03-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 01-04-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 27-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |