233

Existem pessoas invisíveis? – oficina sobre livros, perguntas e diálogos turma 1

Apresentação

Esta oficina faz parte da oferta de atividades do Município da Lourinhã a propósito da época de Natal. O livro “Invisível” de Tom Percival será trabalhado noutras atividades e é nesse enquadramento que surge esta oficina, para exploração do livro, do tema e das perguntas que podem surgir num diálogo sobre este livro. A invisibilidade é a característica de um objeto não ser visível, consiste no fato da luz visível não ser absorvida nem refletida pelo objeto em questão. Na sociedade há Pessoas (socialmente) invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito. A sua luz visível não é absorvida nem refletida ao olhar de outros. Assim, é ignorado, não é visto pelos outros, e passa a ser apenas um objeto na paisagem social, tornando-se insignificante ou inexistente. Há várias formas de invisibilidade social: a económica, a racial, a de género, a sexual, a etária, entre outras. Existem duas possibilidades para que um individuo seja invisível quando na realidade objetiva é fisicamente visível: desprezo social e o não-reconhecimento. Podemos descobrir um mundo social que se constrói segundo os preconceitos visuais e os olhares imaginários. Os invisíveis são criados pela perceção coletiva, que não só a cria, mas também a transforma e os revela acompanhando os preconceitos. O que nós vemos (ou não vemos) é, no fundo, o resultado de uma vontade própria, que pode ser, por muito paradoxal que pareça, involuntária. O mundo real não é simplesmente o mundo das coisas observadas, mas implica também um mundo de valores que fazem que as coisas sejam importantes para uma Pessoa. Qual o papel da invisibilidade na época contemporânea da híper-visualização na qual ser visível é quase uma obrigatoriedade?

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas que estão envolvidas em processos de mediação de leitura.

Conteúdos

- Perguntário Invisível - Diálogo sobre o livro Invisível, de Tom Percival - Avaliação do encontro

Anexo(s)

Programa da ACD

Formador

Joana Rita Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 13-12-2024 (Sexta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 13-12-2024
Fim: 13-12-2024
Acreditação: 17
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Casa Nobre (frente à Galeria Municipal da Lourinhã).