A Gamificação em contexto de sala de aula turma 1
Apresentação
A utilização da gamificação aumenta a motivação dos alunos, para a aprendizagem, criando desafios de forma lúdica. Esta formação visa a criação de recursos para a sala de aula com utilização várias ferramentas digitais de ferramentas digitais, tais como Quizizz, Mentimeter, Edpuzzle, Intuitivo, Padlet, Genially, Live Polls, entre outras. Com esta ferramentas é possível criar aulas com momentos desafiadores, divertidos e envolvendo os alunos numa aprendizagem significativa.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Promover o uso das tecnologias digitais mas aprendizagens dos alunos; Criar recursos digitais gamificados e Promover aprendizagens significativas.
Conteúdos
Sessão 1 (3h-Presencial)-Objetivos da gamificação, exemplos e áreas de aplicação. o Wordwall como ferramenta educacional. Sessão 2 (3h-online síncrona) Apresentação das ferramentas: Genially; Quiz; Escape Room e suas aplicações. Sessão 3 (3h-Presencial) Apresentação das ferramentas Mentimeter e Edpuzzle e construção de recursos com estas ferramentas. Sessão 4 ( 3h-sessão online síncrona) Apresentação da ferramenta Intuitivo utilizada para a avaliação dos alunos. Uso de classificação clássica e por rubricas. Sessão 5 (3h Presencial) Apresentação das ferramentas Quizzes e Quiz e construção de ferramentas digitais com o seu recurso. Sessão 6 (3h-online) Apresentação das ferramentas sobre mapas mentais (coogle) e trabalho colaborativo (padlet) e construção de ferramentas digitais com estes recursos. Sessão 7 (3,5h Presencial) Estratégias de gamificação com o Voki e o Live Poolls e construção de recursos. Sessão 7 (3,5h online) Apresentação e discussão dos trabalhos construídos ao longo da formação. Reflexão sobre a utilização dos recursos na prática pedagógica dos formandos.
Metodologias
As sessões terão uma vertente teórica, de apresentação das ferramentas, seguida de vertente prática com construção, pelos formandos de recursos digitais para uso em sala de aula.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro,conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de FormaçãoContínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 demaio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho finalindividual elaborado e apresentado pelos formandos.
Bibliografia
Gamificação na educação-Disponível em https.//sae.digital/gamificacao-na-educacaoGamificação no ensino - Disponível em https://www.ipp.pt
Formador
Ana Cristina d Oliveira dos Santos Almeida
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 24-03-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 31-03-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 07-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
5 | 21-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 28-04-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
7 | 05-05-2025 (Segunda-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Presencial |
8 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 20:30 | 3:30 | Online síncrona |