DAS APRENDIZAGENS CURRICULARES ÀS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS - PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO 1ºCICLO turma 1
Apresentação
A Educação em Empreendedorismo implica um novo olhar sobre a escola e as várias formas de ensino/aprendizagem. É necessário fomentar nos alunos um espírito de criatividade, trabalho em equipa e proatividade, paralelamente às aprendizagens que advêm dos programas curriculares. Esta formação tem assim como premissas: Promover competências empreendedoras, conjugando-as com as aprendizagens curriculares; Conhecer modelos de educação experimental baseados na educação em empreendedorismo. Compreende-se que a Educação em Empreendedorismo, potenciará de forma estruturante, as aprendizagens adquiridas pelos alunos, pelo que, o desenvolvimento de competências intrínsecas a um perfil empreendedor, revela potenciar um conjunto de capacidades que os levem a serem mais reflexivos, defensores dos seus ideais, capazes de ter novas ideias e novas soluções.
Destinatários
Professores do Grupo 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do Grupo 110.
Objetivos
Esta oficina pretende sensibilizar para uma nova realidade que será a curto prazo emergente no sistema educativo, capacitando os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico para potenciar nos seus alunos competências empreendedoras, explorando a metodologia de ensino learning by doing, a mais indicada e utilizada para o ensino/aprendizagem desta temática e, criando uma interligação entre a temática e o currículo formal. Os objetivos desta oficina são: Sensibilizar para a importância do empreendedorismo no mundo actual; Desenvolver e implementar, com os professores, atividades que permitam descobrir e potenciar o espírito empreendedor dos alunos; Explorar ferramentas pedagógicas para a elaboração de programas e planificação de aulas; Conceber um projeto-turma que interligue os conteúdos do curriculo formal e a promoção de competencias empreendedoras.
Conteúdos
SESSÕES DE TRABALHO PRESENCIAL (15 HORAS) Bloco1 Conceito de empreendedorismo e o seu papel no contexto atual; Apresentação do programa de empreendedorismo para o 1º Ciclo do Ensino Básico Dinâmicas de grupo para a criação um ambiente de confiança e partilha entre os formandos e autoavaliação das suas características empreendedoras. Atividades anatomia do empreendedor - o perfil e características de um empreendedor. Sensibilização para a importância do empreendedorismo no século XXI. A compreensão do papel dos empreendedores na sociedade. Bloco 2 O entrosamento da temática de educação em empreendedorismo e o as orientações programáticas do 1ºCiclo do Ensino Básico A ligação entre o empreendedorismo e qualquer área curricular e o forte apoio que este poderá dar na aquisição de conhecimentos bem como na assimilação de conteúdos assentes numa base experimental e que se baseiam em situações reais. Bloco 3 O perfil empreendedor, criatividade, comunicação como temáticas estruturais no processo empreendedor; Educação em Empreendedorismo Aprofundar a compreensão dos professores do 1º CEB sobre a relevância da temática do empreendedorismo para todos, de modo a mobilizá-los para uma intervenção inovadora no ensino do empreendedorismo nas suas escolas. Introdução ao modelo de ensino do empreendedorismo - Modelo de ensino learning by doing - atividades para a compreensão do modelo e suas diferentes fases. Aplicação do Modelo de Empreendedorismo da CGI na conceção de atividades de empreendedorismo. Realização de simulações com vista a treinar diferentes dinâmicas e estratégias comunicativas. Bloco 4 A relevância do desenvolvimento de competências empreendedoras para o desenvolvimento do aluno Introdução de estratégias pedagógicas no desenvolvimento do projeto e promoção de competências base para o desenvolvimento do perfil empreendedor como: criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, resolução de problemas, entre outros. Bloco 5 O empreendedorismo na prática preparação e acompanhamento dos professores para os momentos altos Nesta etapa pretende-se ajudar os professores a dar forma aos conteúdos trabalhados, apoiando-os no desenvolvimento do momento alto e gerindo expetativas relativamente ao desenvolvimento do mesmo. Serão abordados alguns conceitos como planeamento, estratégias de comunicação e divulgação. SESSÕES DE TRABALHO AUTÓNOMO (15 HORAS) O trabalho autónomo pretende que os professores tenham oportunidade de implementar as diferentes metodologias, estratégias e ferramentas apreendidas no decorrer da Oficina de Formação em trabalho presencial. Cada docente deve implementar um projeto-turma, ou seja, um projeto de educação em empreendedorismo que se interliga com os conteúdos programáticos das diferentes disciplinas, por nível de ensino. Cada projeto-turma é composto por 15 atividades e permitirá ao professor promover junto dos seus alunos as principais competências, pessoais e sociais, inerentes a um perfil empreendedor. Para além disso, estas atividades têm simultaneamente como objetivo, levar a turma a desenvolver um projeto que dê a oportunidade aos alunos de demonstrarem as suas aprendizagens e ter uma experiência empreendedora diferente daquelas a que estão habituados. No desenvolvimento do projeto os professores poderão utilizar os materiais pedagógicos que lhe serão fornecidos e as sessões serão dinamizadas de acordo com o edital do ME- DGIDC para o empreendedorismo.
Avaliação
Os formandos serão classificados de 1 a 10, com a menção qualitativa de: 1 a 4,9 valores Insuficiente; 5 a 6,4 valores Regular; 6,5 a 7,9 valores Bom; 8 a 8,9 valores Muito Bom; 9 a 10 valores Excelente. Os formandos serão sujeitos a uma avaliação contínua por observação e ainda a realização de um relatório final, onde constem as evidências do trabalho que desenvolveram e uma reflexão do mesmo. Os critérios a utilizar são: Domínio dos conhecimentos Evolução da aprendizagem Participação e empenho nas atividades Responsabilidade e autonomia no desenvolvimento do projeto Relações interpessoais Transfere ou generaliza os saberes adquiridos a novas situações Organização e planeamento do projeto e respetivos momentos Estes critérios incidirão nos seguintes parâmetros: PARTICIPAÇÃO no Trabalho Presencial 50% Interesse e empenho (20 %) Participação ativa e domínio dos conteúdos (30%) TRABALHO DESENVOLVIDO COM OS ALUNOS 50% Dinamização das sessões de empreendedorismo junto dos alunos (35%) Envolvimento e empenho no apoio ao momento de apresentação do projeto (15%)
Bibliografia
Decreto-Lei n.º 139/2012 de 5 de julho. Diário da República, 1.ª série. Ministério da Educação e Ciência Empreendedorismo e Inovação, Soumodip Sarkar, Escolar Editora, Lisboa, 2007. GEM (2007). Global Entrepreneurship Monitor. Executive Report. Londres: London Business School. Redford, D. (2006). Entrepreneurship education in Portugal: 2004/2005 national survey. Comportamento Organizacional e Gestão. Vol. 12, n.º1. pp. 19-41 Barros, M. (2001). Do empreendedorismo Por uma cultura da iniciativa. Almeida, L.; Caires, S.; Gonçalves, A. e Vasconcelos, R. (2001).Universidade para o mundo do trabalho. Braga: Universidade do Minho.
Formador
Ana Margarida Mendes Mineiro Domingues
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 18-11-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 09-12-2024 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 13-01-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 10-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 10-03-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Presencial |