237

Boccia na Escola - Inclusão pelo Desporto turma 1

Apresentação

O Ministério da Educação, através do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar da Direção Geral da Educação, ao introduzir a modalidade de Boccia no Desporto Escolar, criou a igualdade de oportunidades de participação para os alunos, utilizando o modelo de integração inversa. A introdução do Boccia na Escola permitiu a alunos com Limitações Funcionais a prática de actividade física desportiva, em situação de plena inclusão. Dar resposta ao Dec. Lei 54/2018 na área da Educação Física e do Desporto Escolar.

Destinatários

Professores dos Grupos 260, 620, 910, 920, 930

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620, 910, 920, 930. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 260, 620, 910, 920, 930.

Objetivos

- Adquirir conhecimentos, experiências e competências para avaliar e classificar os diferentes perfis funcionais. - Identificar as principais características do Boccia, reconhecendo os seus regulamentos e o benefício da prática desta modalidade desportiva no âmbito do desporto para pessoas com e sem Limitações Funcionais. - Conhecer a modalidade (técnicas, regras e formas de competição). - Organizar, executar e avaliar atividades físicas desportivas adaptadas para alunos com ou sem Limitações Funcionais.

Conteúdos

Módulo 1 (8 horas) - Introdução à modalidade (2 horas teóricas) - Áreas de intervenção - Objetivos/Benefícios - Estruturas da Modalidade - Organização da Competição - Caracterização dos perfis funcionais dos atletas/alunos (2 horas teóricas) - Introdução ao jogo (4 horas teórica/práticas) - O Campo de Jogo Módulo 2 (8 horas) - A Arbitragem (4 horas teóricas) - Aprender as Regras de Boccia pelo jogo (4 horas teórica/práticas) Módulo 3 (4 horas) - Planeamento do Treino (1 hora teórica/prática) - Etapas de Aprendizagem do Boccia (1 hora teórica/prática) - Estratégias de Jogo (2 horas teórica/práticas) Módulo 4 (4 horas) - Organização de competições de Boccia (4 horas teórica/práticas) Módulo 5 (1 hora) - Avaliação (1 hora teórica)

Metodologias

9 horas teóricas – formação teórica com recurso a multimédia e a tecnologias desportivas de informação e comunicação. 16 horas teóricas/práticas – formação teórica/prática com recurso aos próprios formandos e com a utilização de materiais de apoio.

Avaliação

A avaliação dos formandos será baseada no seu desempenho nas sessões, componente prática e no relatório final individual, classificado em conformidade com o Regulamento Jurídico da Formação Contínua e cartas circulares do CCPDFC e DGAE.

Bibliografia

- BISfed – Internacional Boccia Rules 2022 – v.2.0 Pt- Regras Nacionais de Boccia – Desporto Escolar 2022/2025- Regulamento Específico de Boccia – Desporto Escolar 2022/2023- CARVALHO, Jorge Vilela de (2010) – “Desporto escolar para alunos com deficiência: Meio urbano saudável e com face humana”, in Dossier SAÚDE, SUPLEMENTO do Diário de Notícias e Jornal de Notícias de 7 de abril de 2010, Lisboa, p. 15.- CARVALHO, Jorge Vilela de (2009) – “PROMOVER A CIDADANIA ACTIVA ATRAVÉS DO DESPORTO” – in Revista do Grupo Concelhio para a Deficiência, Maio / Junho 2009, Almada, p. 2.

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 23-06-2025 (Segunda-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 23-06-2025 (Segunda-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
3 24-06-2025 (Terça-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
4 24-06-2025 (Terça-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
5 25-06-2025 (Quarta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
6 25-06-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 19:00 5:00 Presencial
Início: 23-06-2025
Fim: 25-06-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-129583/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres