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Moodlando e avaliando turma 3

Apresentação

É irrefutável o potencial papel positivo das novas tecnologias no desenvolvimento da nossa sociedade e cultura. Contudo, por vezes, envereda-se pela utilização de ferramentas criadas originalmente para outras áreas, adaptando-as à área da Educação, mas cujos resultados consideramos muito limitados. Neste cenário a plataforma Moodle apresenta-se, na nossa opinião, como a melhor e mais versátil plataforma de apoio ao ensino e aprendizagem. Para além das atividades de partilha de ficheiros e de recursos entre professores e alunos, o Moodle permite a construção de atividades interativas que, ao serem corretamente implementadas, trazem para o processo de aprendizagem mais-valias inalcançáveis através de outras tecnologias e muito menos usando os métodos de ensino/aprendizagem tradicionais. A plataforma Moodle e as suas últimas versões, destaca-se, entre muitas outras, as melhorias efetuadas relativamente ao módulo de avaliação “Testes”, Trabalhos, e a novas funcionalidades como as “Atividades condicionais”, “Avaliação com rubricas”, “Monitorização”, “Tempo dedicado à disciplina” e inúmeras possibilidades de gamificação. É possível, através destas atividades e funcionalidades, melhorar o rendimento escolar dos nossos alunos, permitindo ao professor acompanhar a evolução das suas aprendizagens e consecução das aprendizagens que o Ministério da Educação propõe no PASEO. Esta melhoria advém da possibilidade de aumentar e diversificar os momentos de avaliação/verificação das aprendizagens de uma forma produtiva e que minimiza o esforço/investimento do professor, que poderá não só subsidiar melhores decisões na adoção de estratégias diferenciadas como ser ela própria uma estratégia.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial.

Objetivos

• Proporcionar o desenvolvimento e a reflexão sobre as metodologias dos professores na sua atividade com alunos, através da utilização de plataformas ou Sistemas de Gestão de Aprendizagens; • Desenvolver competências na utilização do Moodle com os alunos em situação real, nas funcionalidades de avaliação. • Proporcionar a melhoria do desempenho dos professores e dos alunos, aumentando a eficácia e a eficiência das estratégias de avaliação.

Conteúdos

• Noções básicas sobre a estrutura da grelha de avaliação no Moodle. • Avaliação direta e avaliação com Rubricas. • Monitorização e controlo do desempenho dos alunos: “Conclusão das atividades”, “Tempo dedicado à disciplina”, Pauta do aluno e Pauta do professor. • Configuração de Atividades condicionais. • Seleção de perguntas de vários tipos. • Correção e melhoramento de itens de avaliação. • Configuração de testes no Moodle. • Estratégias para a implementação de testes no Moodle. • Análise dos resultados obtidos pelos alunos. • Gamificação.

Metodologias

As atividades a realizar serão desenvolvidas com a preocupação de ligação com os contextos e as vivências profissionais dos formandos. Os formandos serão convidados a gerir as suas disciplinas no Moodle e a configurar aí todos os elementos relativos à avaliação dos seus alunos. Passos metodológicos Fase I – Organização e planeamento da ação. - Avaliação de necessidades e interesses. - Debate dos objetivos da ação. - Documentação e materiais de apoio. Fase II – Conceitos e práticas – Elaboração de Recursos Educativos Digitais (RED), monitorização e controlo das atividades no Moodle. Fase III – Controlo e monitorização da avaliação dos alunos ao longo do ano. - Avaliação direta e avaliação com rubricas. - Grelhas de avaliação do professor e do aluno. Fase IV – Elaboração de itens de avaliação de vários tipos. - Correção e melhoramento de itens de avaliação. Configuração de testes no Moodle. Estratégias para a implementação de testes no Moodle. Análise dos resultados obtidos pelos alunos. Fase V – Avaliação dos formandos e da ação. Avaliação dos formandos.

Avaliação

A avaliação dos formandos incidirá em: ▪ Participação/Contributos: - Participação nas sessões (dinâmica da participação e qualidade das intervenções) ▪ Trabalho de aplicação de conteúdos: - Conceção, desenvolvimento e avaliação de projetos curriculares, num trabalho de natureza inter ou transdisciplinaridade (qualidade dos materiais produzidos no âmbito dos projetos e evidências do trabalho desenvolvido, procedimentos de recolha de informação, entre outros). - Produção do relatório final, individual. Avaliação quantitativa na escala de 1 a 10 valores, com menção qualitativa de: Excelente – de 9 a 10 valores; Muito Bom – de 8 a 8,9 valores; Bom - 6,5 a 7,9 valores; Regular - 5 a 6,4 valores; Insuficiente - 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

- [Barata, L.(2007). Fichas de Avaliação Integradas - Questões de Desenvolvimento & Questões Electrónicas: Utopia ou Realidade? em http://projectoescola.blogspot.pt/2007/03/fichas-de-avaliao-integradas-questes.html, consultado em Maio de 2012. - [Pinto, A. C. (2001).Factores relevantes na avaliação escolar por perguntas de escolha múltipla. Psicologia, Educação e Cultura, 5 (1), 23-44] em: http://www.fpce.up.pt/docentes/acpinto/artigos/15_pergunt_escolha_multipla.pdf, consultado em Junho de 2011.-Guião de Utilização de plataformas de aprendizagem em ambientes escolares: Orientações para a dinamização de áreas de trabalho com alunos. https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6214/1/Gui%C3%A3o%20de%20Utiliza%C3%A7%C3%A3o%20de%20plataformas.pdfOutros recursos: - Moodle.org

Formador

Artur Jorge Anastácio Fileno Santos

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 24-02-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
2 26-02-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
3 10-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 21:00 4:00 Online assíncrona
4 19-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
5 24-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
6 26-03-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
7 31-03-2025 (Segunda-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Online síncrona
8 02-04-2025 (Quarta-feira) 17:00 - 20:00 3:00 Presencial
Início: 24-02-2025
Fim: 02-04-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-124174/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: Escola Padre Vítor Melícias

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