Modelação 3D, Algoritmia e pensamento computacional turma 1
Apresentação
A introdução do pensamento computacional nas escolas, é progressivamente relevante em diversos países, Portugal incluído. A estratégia de implementação do Pensamento Computacional nas atividades escolares, embora diversificada nas múltiplas disciplinas do currículo, permite um ensino experimental. A utilização da impressora 3D na construção de pequenos objetos, tais como robôs móveis ou simplesmente criar um algoritmo que permita o controlo de um microcontrolador, despertam o interesse e a curiosidade dos alunos de qualquer faixa etária. O esforço na criação de algo novo, aliado ao investimento pessoal na tarefa, promove a motivação e o desenvolvimento de comportamentos autónomos e do pensamento criativo/crítico, fomenta a capacidade crítica e a organização dos processos lógicos de raciocínio, essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. Estas competências adquiridas, através da promoção do pensamento computacional, são centrais no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. A Robótica Educativa aliada ao Pensamento Computacional, é um ambiente de aprendizagem emergente e permite a integração de conhecimentos de várias disciplinas e o desenvolvimento de competências do século XXI Esta formação pretende capacitar os professores para a criação de núcleos de projeto na escola, tendo em vista o desenvolvimento de atividades interdisciplinares com recurso à construção e utilização de robôs e consequentemente dos respetivos algoritmos.
Destinatários
Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos e Secundário.
Objetivos
Este curso visa proporcionar aos docentes o desenvolvimento de competências do pensamento computacional e de algoritmia para resolver problemas complexos, utilizando a tecnologia como base. Aprender a utilizar a aplicação Tinkercad - software gratuito e permite ser uma ótima opção para quem estiver iniciando na área da modelagem 3D. Aprender a utilizar o Picaxe Programming Editor - plataforma educacional com possibilidade de programar em linguagem visual e/ou código escrito de uma forma simples e intuitiva. Capacitar o formando para dinamizar atividades multidisciplinares na área da construção de equipamentos robóticos e consequentemente os respetivos algoritmos, permitindo utilizar a robótica educativa como uma ferramenta pedagógica no processo ensino/aprendizagem das várias disciplinas do currículo.
Conteúdos
Organização do trabalho a desenvolver. Discussão pedagógica em torno dos temas metas curriculares e pensamento computacional. Compreender a importância da utilização da impressora 3D, assim como a aprendizagem das linguagens de programação visual e código escrito e as atividades de robótica., enquanto ferramentas de motivação para as atividades escolares. Apresentação do Kit de atividades a construir em grupo e a aplicar com os formandos. Aprender a utilizar a aplicação Tinkercad que é um software gratuito e permite ser uma ótima opção para quem estiver iniciando na área da modelagem 3D. O Ambiente de trabalho do software Picaxe Programming Editor - Programação com linguagens visuais e/ou código escrito e como fazer o Download para o Robot. Estrutura funcional de um Robot; fatores a ter em conta na construção de um Robô. Montagem dos Componentes - Noções Básicas de Soldadura de Componentes Conceitos básicos de programação com linguagem visual Blockly for PICAXE ou código escrito em Picaxe Programming Editor. Introdução à Lógica de Programação, estruturas de controlo: decisões e ciclos: Constantes, Variáveis e Tipos de Dados. Instruções de entrada/saída. Regras e Fases de Construção de um Algoritmo/Fluxogramas. Algoritmos Sequenciais. Estruturas de Controlo. Estruturas Condicionais. Desenvolvimento de algoritmos, recorrendo ao Picaxe Programming Editor. Realização de atividades praticas permitindo a construção de pequenos robôs e respetivo algoritmo. Avaliação da ação, preenchimento do questionário de avaliação.
Metodologias
Sessões expositivas dialogadas e dinâmicas de grupo de carácter teórico/prático. Discussão e comentários dos softwares elaborados em situações práticas. Sessões de demonstração e experimentação práticas. Sessões práticas de acessibilidade, utilização de software e construção de materiais pedagógicos. Os formandos serão divididos em grupos de 4 elementos, num máximo de 6 grupos. Cada grupo terá à sua disposição 1 conjunto de componentes que lhe permita a construção de um pequeno robô e 1 computador equipado com o software necessário para a programação. No início da formação os formandos serão informados dos objetivos, incluindo as linhas de orientação a seguir Regime de avaliação dos formandos.
Avaliação
A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: Critérios para avaliação/classificação Pesos Participação 1 Realização das tarefas nas sessões; 1 Reflexão crítica; Trabalho; Relatório; Prova de conhecimentos; 2 A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10. A escala de avaliação tem as seguintes menções: % Valor Descrição 0- 29 1 a 4,9 Insuficiente 30 - 49 5 a 6,4 Regular 50- 74 6,5 a 7,9 Bom 75-84 8 a 8,9 Muito Bom 85-100 9 a 10 Excelente
Bibliografia
Manual PICAXE Disponível em: http://www.anpee.org/v1/dearrobot/Picaxe_manual.pdfDGE (2017). Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico Linhas Orientadoras. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ERTE/origramacao_robotica/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdfSTEM Activities & Robotics Classes for At-Home Learning. Acedido em agosto 2020 em https://www.learnrobotics.org/blog/stem-activities-at-home-learningPIEDADE, J., SAMPAIO, F.F., DOROTEA, N., PEDRO, A., PEDRO, N. & COUVANEIRO, S. (Org.) (2023). Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
Formador
Jaime Filipe Rocha Casal do Rei
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 15-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
2 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
3 | 29-01-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
4 | 13-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
5 | 20-02-2025 (Quinta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
6 | 26-02-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
7 | 19-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 20:30 | 3:00 | Presencial |
8 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:30 - 21:30 | 4:00 | Presencial |