JORNADAS ROBÔOESTE turma 1
Apresentação
As ciências da computação e robótica assumem um papel cada vez mais preponderante na sociedade atual e a escola inserida no contexto da sociedade, não pode ficar à margem desta realidade. A Robótica Educativa, é um ambiente de aprendizagem emergente que permite a integração de conhecimentos de várias disciplinas e o desenvolvimento de competências do século XXI. O esforço na criação de algo novo, aliado ao investimento pessoal na tarefa, promove a motivação e o desenvolvimento de comportamentos autónomos e do pensamento criativo/crítico, fomenta a capacidade crítica e a organização dos processos lógicos de raciocínio, essenciais para o desenvolvimento da aprendizagem. Estas competências adquiridas são centrais no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. Esta formação pretende capacitar os professores para a criação recursos pedagógicos inovadores nas várias disciplinas do curriculum, permitindo de forma simples e acessível o desenvolvimento de atividades interdisciplinares com recurso à utilização de robôs e respetivos algoritmos, como mais uma ferramenta no processo de ensino/aprendizagem. A utilização de robôs móveis ou simplesmente criar um algoritmo que permita o controlo de um microcontrolador, despertam o interesse e curiosidade de alunos de qualquer faixa etária.
Destinatários
Professores do ensino pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e educação especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do ensino pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e educação especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Professores do ensino pré-escolar, ensino básico, ensino secundário e educação especial.
Objetivos
A formação RobôOeste é um evento de cariz pedagógico, onde de forma divertida, os formandos durante de 2 dias aprendem a montar e programar o seu próprio robô com supervisão especializada. Os formandos não precisam de saber programar ou soldar, precisam apenas de motivação e vontade de aprender. No final do evento o robô é dos formandos, para que o possam levar para as suas escolas e replicar a aprendizagem com os seus alunos. É objetivo desta formação, capacitar os formandos para a construção/utilização de robôs que proporcionem um maior envolvimento dos alunos nas suas aprendizagens, nomeadamente desenvolver e mobilizar o pensamento computacional. De acordo com a Direção Geral de Educação, os vários tipos de linguagem de programação e robótica estão a ganhar uma importância crescente no mundo atual, sendo fundamentais, não só na área das CTEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática), mas também em outras áreas, por auxiliarem no desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
Conteúdos
*Organização do trabalho a desenvolver e objetivos da ação; * Compreender a importância da utilização da Robótica Educativa, assim como a aprendizagem das linguagens de programação visual e código escrito e as atividades de robótica., enquanto ferramentas de motivação para as atividades escolares; *Apresentação do Kit de atividades a desenvolver com os formandos; *Estrutura funcional de um Robô e fatores a ter em conta na construção de um Robô; *Montagem dos Componentes em circuito impresso e noções básicas de soldadura de componentes; * O Ambiente de trabalho do software Picaxe Programming Editor - Programação com linguagens visuais e/ou código escrito; *Introdução à Lógica de Programação, estruturas de controlo, decisões e ciclos; * Desafio didático (objetivos e regras): Construção e programação do robô para cumprir a missão proposta pelo desafio; Melhoramento e teste do robô para melhores soluções de desempenho do robô; Miniconcurso para pôr à prova os robôs desenvolvidos na formação; Avaliação da ação, preenchimento do questionário de avaliação.
Metodologias
Apresentação e Caracterização do KIT robótico usado na formação. Sessões de demonstração e experimentação práticas que permitam a montagem do kit e aprender a programar usando a plataforma educacional Picaxe Programming Editor. Cada formando terá à sua disposição um conjunto de componentes (Kit de componentes e ferramentas), uma pendrive com o software educacional Picaxe Programming Editor e um computador que lhe permita a construção e programação de um pequeno robô. No início da formação os formandos serão informados dos objetivos, incluindo as linhas de orientação a seguir e Regime de avaliação dos formandos.
Avaliação
A avaliação do/a formando/a pressupõe o seguinte: Critérios para avaliação/classificação: Pesos Participação: 1 Realização e concretização das tarefa propostas, prova de conhecimentos:2 Reflexão crítica; Relatório:1 A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10. A escala de avaliação tem as seguintes menções: % Valor Descrição 0- 29 1 a 4,9 Insuficiente 30 - 49 5 a 6,4 Regular 50- 74 6,5 a 7,9 Bom 75-84 8 a 8,9 Muito Bom 85-100 9 a 10 Excelente
Bibliografia
Manual PICAXE Disponível em: http://www.anpee.org/v1/dearrobot/Picaxe_manual.pdf DGE (2017). Probótica - Programação e Robótica no Ensino Básico Linhas Orientadoras. Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/ERTE/origramacao_robotica/probotica_-_linhas_orientadoras_2017.pdf STEM Activities & Robotics Classes for At-Home Learning. https://www.learnrobotics.org/blog/stem-activities-at-home-learningPIEDADE, J., SAMPAIO, F.F., DOROTEA, N., PEDRO, A., PEDRO, N. & COUVANEIRO, S. (Org.) (2023). Tecnologias e Robótica no Ensino Básico. Lisboa: REDESCOLA - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.Papert Seymour (1996). A família em rede: ultrapassando a barreira digital entre gerações. Lisboa: Relógio D´Água Editores.Papert Seymour (1993). Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. Nova Iorque: BasicBooks.Kafai, Yasmin e Resnick, Mitchel (2011). Constructionism in Practice: Designing, Thinking, and Learning in A Digital World. Nova Iorque: Routledge
Formador
Jaime Filipe Rocha Casal do Rei
Paulo Jorge Nogueira Torcato
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 25-01-2025 (Sábado) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
2 | 25-01-2025 (Sábado) | 14:00 - 18:00 | 4:00 | Presencial |
3 | 26-01-2025 (Domingo) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |
4 | 26-01-2025 (Domingo) | 14:00 - 17:00 | 3:00 | Presencial |