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Interculturalidade e Comunicação nas Aulas de Línguas turma 1

Apresentação

A formação de docentes sobre interculturalidade e comunicação é fundamental por diversas razões, especialmente em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado. 1. Promoção da inclusão e equidade; 2. Preparação para lidar com a diversidade; 3. Desenvolvimento de competências comunicativas; 4. Preparação para enfrentar desafios sociais e políticos; 5. Desenvolvimento de competências globais.

Destinatários

Professores dos grupos 220, 300, 320, 330, 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 220, 300, 320, 330, 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 220, 300, 320, 330, 350.

Objetivos

- Refletir sobre problemáticas que decorrem dos documentos reguladores, nomeadamente do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas do Conselho da Europa no que respeita à competência plurilingue e pluricultural; - Elaborar documentos quer de reflexão quer de índole prática sobre opções curriculares em Portugal; - Desenvolver uma consciência profissional em relação a espaços de atuação que favoreçam a comunicação intercultural, a competência comunicativa intercultural (CCI) e a educação para a cidadania global; -Analisar criticamente os documentos reguladores e a bibliografia de especialidade de modo a gerir adequadamente as estratégias de promoção da competência comunicativa intercultural (CCI) e a educação para a cidadania global; - Utilizar conhecimentos para desenvolver estratégias de mediação adequadas, tendo em vista a promoção destas competências; - Elaborar exercícios de acordo com as especificidades comunicativas e contextuais de ambientes de aprendizagem diversificados; - Propor conteúdos que possam fazer parte de um programa de ensino/aprendizagem que vise a promoção das competências em referência.

Conteúdos

Este curso encontra-se organizado nas seguintes unidades temáticas: 1. Conceitos fundamentais e novas perspetivas nas línguas 2. Competência comunicativa intercultural, competências de mediação e cidadania global. 3. Didática das línguas-culturas

Metodologias

O método de aprendizagem utilizado combina o estudo individual com o trabalho colaborativo. Os formandos devem fazer leitura individual e trabalho de pesquisa e a refletir criticamente sobre os materiais e recursos do curso. O trabalho colaborativo e prático é realizado nas sessões em que se espera que os formandos participem ativamente, expressando comentários, opiniões, reflexões e conclusões, discutindo questões ou tópicos específicos e apresentando e discutindo o seu próprio trabalho e o dos seus colegas.

Avaliação

• A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final elaborado pelos formandos. • A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica.

Bibliografia

Byram, M., Irina Golubeva, Han Hui and Manuela Wagner, 2017, From Principles to Practice in Education for Intercultural Citizenship, Bristol / Bufalo / Toronto: Multilingual Matters.Byram, M., B. Gribkova e H-Starkey, 2002, Developing the Intercultural Dimension in Language Teaching, Strasbourg: Council of Europe Publishing – European Centre of Modern Languages in: Texto.Byram, Michael, 2008, From Foreign Language Education to Education for Intercultural Citizenship, Clevedon / New York / Ontario: Multilingual Matters.Von Münchow, Patricia, 2012,Zarate, G. e A. Gohard-Radenkovic (eds.), 2004, La reconnaissance des compétences interculturelles : de la grille à la carte, Paris: DidierFLE.

Formador

Niki Paterianaki

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
2 19-03-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
3 26-03-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
4 02-04-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
5 09-04-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
6 30-04-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:30 3:30 Presencial
7 07-05-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 12-03-2025
Fim: 07-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-127173/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25 h
Local: Escola Secundária Madeira Torres

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