Comunicação Aumentativa e Alternativa: quando, como e porquê? turma 1
Apresentação
A Inclusão e o sucesso educativo dos alunos com Perturbações ou Incapacidades acentuadas nas escolas do ensino regular, implica a implementação de um conjunto de estratégias específicas em áreas do desenvolvimento decorrentes da situação desenvolvimental de cada aluno. A Comunicação é a base do desenvolvimento, da aprendizagem e da socialização, sendo prioritária em qualquer intervenção, especialmente em alunos não verbais, ou que apresentam dificuldades no desenvolvimento da linguagem. A implementação de sistemas de comunicação substitutivos ou complementares da fala, exigem uma avaliação criteriosa e uma seleção de códigos e sistemas de suporte mais ou menos tecnológicos. Esta ação visa dar a conhecer a população alvo e as características de uma intervenção adequada e os desafios que se colocam à escola, muito concretamente aos docentes de educação especial.
Destinatários
Professores da Educação Especial;
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
Refletir sobre a importância da comunicação na inclusão dos alunos com Necessidades Específicas, nomeadamente com perturbações e incapacidades acentuadas que afetam a linguagem e a fala, exigindo Comunicação Aumentativa ou Alternativa. Conhecer e avaliar a população alvo, intervindo adequadamente mediante os contextos e as dificuldades individuais; Saber implementar diversas estratégias, códigos e equipamentos que podem contribuir para a supressão de barreiras à comunicação; Conhecer diversos tipos de Tecnologias e suportes à comunicação e seu uso adequado.
Conteúdos
Conhecer o conceito de Comunicação Aumentativa e Alternativa, CAA e quando usar; Identificar as características, níveis e formas de comunicação dos alunos alvo; Saber selecionar estratégias de CAA como meio temporário ou de longo prazo; Conhecer códigos e sua adequação a cada caso: pictogramas, símbolos, objetos ou imagens; Conhecer e construir os diferentes sistemas de suporte como caderno/tabela de comunicação e meios tecnológicos; Implementar um programa de comunicação; Saber usar instrumentos de avaliação da comunicação e do uso de sistemas alternativos.
Anexo(s)
Formador
Jorge Humberto Berardo Nogueira
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 14:30 - 17:30 | 3:00 | Presencial |