
Conectar para (trans)Formar: Educação com Empatia, Natureza e Robótica turma 1
Apresentação
A comunicação é um dos pilares da prática educativa, sendo fundamental para uma boa relação professor-aluno. Nesse sentido, esta formação visa providenciar ferramentas para que os professores saibam usar as palavras com inteligência emocional, aplicando estratégias de empatia linguística em situações de comunicação não sensível e técnicas de assertividade em situações de comunicação sensível. Além da sensibilidade do adulto na interação com a criança, reconhece-se a importância das experiências educativas de qualidade que fomentam a interação criança-natureza, através do brincar, do risco, do movimento e da exploração autónoma. Tendo em conta a pertinência desta problemática, procurar-se-á refletir sobre possíveis estratégias educativas que podem ser desenvolvidas pelos educadores, e professores, nestes contextos e compreender o papel do adulto, da criança, do espaço, do brincar e do risco neste ambiente de aprendizagem. Por outro lado, é importante que a Escola possa acompanhar o contínuo desenvolvimento tecnológico e desenvolva estratégias para capacitar os alunos com competências que lhes serão, futuramente, fundamentais para saber agir nos diferentes contextos pessoais e profissionais, através da exploração das potencialidades dos robôs no ensino e na aprendizagem desenvolvendo o pensamento computacional.
Destinatários
Docentes dos Grupos 100; 110; 120 e 910
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
(i) providenciar estratégias de comunicação empática e cortesia linguística; (ii) capacitar os professores para o uso de técnicas de comunicação assertiva em gestão de conflito; (iii) discutir e refletir sobre estratégias educativas inovadoras e de qualidade desenvolvidas em contexto natureza; (iv) desconstruir mitos e pré-conceções ligadas à infância, sobretudo em relação ao brincar arriscado, ao valor intrínseco do brincar e ao papel da natureza como terceiro educador; (v) capacitar os professores para a realização de atividades potenciadoras do desenvolvimento de competências associadas ao pensamento computacional e à literacia digital nos alunos; (vi) explorar as potencialidades dos robôs no ensino e na aprendizagem.
Conteúdos
- Estratégias de comunicação empática e princípios de cortesia linguística; - Técnicas de comunicação assertiva em gestão de conflito; - Resolução de casos práticos; - Benefícios da educação em ambiente natureza, no desenvolvimento e aprendizagem da criança; - Estratégias educativas inovadoras: papel do adulto, da criança e do espaço; - Brincar arriscado; - Potencialidades dos robôs na aprendizagem; - Pensamento computacional; - Resolução de problemas
Anexo(s)
Observações
A certificação implica a presença de 10 formandos/as.
Formador
Maria Gorete Ramos Fonseca
Sandra Marina Claudino Duarte Tavares
Raquel Vanessa Horta Ramos
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 28-03-2025 (Sexta-feira) | 16:00 - 20:00 | 4:00 | Online síncrona |