262

Ferramentas Digitais e Fabricação Criativa no Ensino: Explorar para Aprender com Fab Labs e Laboratórios de Educação Digital - Ideias que ganham forma turma 1

Apresentação

Num mundo em constante transformação, as metodologias de ensino-aprendizagem beneficiam cada vez mais da integração de ferramentas digitais que promovem a experimentação, a criatividade e a ligação com o mundo real. Esta ação de curta duração propõe-se a explorar um conjunto de tecnologias emergentes, com aplicação prática em contextos educativos interdisciplinares, dando especial ênfase ao desenvolvimento de competências científicas, digitais e criativas nos alunos. Neste contexto, o Change Makers Cascais, o Fab Lab Henriques Nogueira, o Lab Aberto Fab Lab, o serviço educativo Quero ser Cientista e o Smart Farm Colab promovem uma Ação de Curta Duração que valoriza a aprendizagem experimental e a interdisciplinaridade, permitindo aos participantes explorar estas tecnologias e compreender o seu impacto no desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação de formação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Estimular a integração de tecnologias digitais emergentes em contextos educativos. Promover metodologias ativas baseadas na exploração prática e criativa. Fomentar a colaboração interdisciplinar entre docentes. Apoiar a criação de atividades e projetos pedagógicos com recurso à fabricação digital.

Conteúdos

Oficinas propostas (escolha consoante os recursos e formadores disponíveis): 1. Agricultura de Precisão com Sensores Proximais Utilização de sensores, especialmente meteorológicos, para solo e substrato. Sensores para hidroponia e aquaponia: Recolha de dados ambientais. 2. Modelos 3D: Morfologia de Peixes Exploração de modelos impressos de peixes para observação anatómica externa e interna. Pode incluir comparação entre espécies e discussão de adaptações ao meio. 3. Arduino e/ou Micro:bit – Programação Criativa e Interativa Programação de pequenos projetos com sensores e atuadores: controlar robots e realizar medições com sensores. 4. Sonificação com micro:bit Transformação de dados em som: frequências, padrões, ritmos. Projetos STEAM, de inclusão e acessibilidade. 5. Corte a Laser e Plotter de Recorte: Criação de Modelos Educativos Design e personalização de caleidoscópios para sala de aula — Montagem e experimentação.

Anexo(s)

Programa da ACD

Observações

ACD integrada no evento “Temos de falar” - Integração das valências de Fab Labs e Laboratórios de Educação Digital na construção de aprendizagens. Na primeira hora, os participantes assistirão a um plenário introdutório onde serão abordadas estratégias pedagógicas baseadas em metodologias ativas, como o learning by making, e será feita uma breve apresentação das tecnologias disponíveis nas oficinas: sensores, modelos 3D, eletrónica criativa, sonificação, corte a laser e plotter de recorte. Nas três horas seguintes, os participantes dividir-se-ão em grupos e experimentarão uma das oficinas práticas, tendo contacto direto com as tecnologias e propostas de aplicação em contexto de sala de aula e projeto escolar.

Formador

António Carlos Gomes Cintrão Gonçalves

Maria da Conceição Neves Gonçalves

Livia Bischof Pian

Olinda Gomes de Almeida

Mário Manuel Neto Viana

Olga Alexandra Silva Moreira

David Naves Nunes de Assunção Sousa

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 21-05-2025 (Quarta-feira) 14:00 - 18:00 4:00 Presencial
Início: 21-05-2025
Fim: 21-05-2025
Acreditação: 26 - 2024/2025
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 4 h
Local: Escola Secundária Henriques Nogueira

INSCREVER-ME