263

Democracia Participativa e Governança turma 1

Apresentação

Reconhecendo o valor da Liberdade Individual para o exercício da Cidadania e, consequentemente, para a construção e a consolidação de regimes democráticos ao longo da História, pretende-se, com esta ação de formação, discutir, aprofundar e partilhar conteúdos relevantes transversais acerca da Democracia Participativa e da Governança. O foco incide sobre a ditadura e, sobretudo, a democracia portuguesa, no período pós-25 de Abril, incluindo abordagens a distintas formas de participação dos cidadãos na res publica, em processos de conquista das Liberdades, quer no período de amadurecimento democrático. Reconhecendo-se a ação de formação como espaço de construção de pensamento crítico e reflexão, que visa aproximar a escola e a comunidade.

Destinatários

Educadores de Infância, docentes dos Ensino Básico (1.º, 2.º, 3.º Ciclos) e Secundário e Educação Especial.

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, docentes dos Ensino Básico (1.º, 2.º, 3.º Ciclos) e Secundário e Educação Especial.. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, docentes dos Ensino Básico (1.º, 2.º, 3.º Ciclos) e Secundário e Educação Especial..

Objetivos

Sensibilizar os docentes para a importância dos Estudos sobre a Democracia Participativa e a Governança, com enfoque no contexto da história nacional, mas não descurando influência anteriores; Fomentar o interesse pela investigação multi e interdisciplinar, e em particular da História Política, da Cultura e das Mentalidades, da Filosofia, da Sociologia e das Artes; Valorizar a construção da Memória e da Identidade como fatores de participação cidadã e de consolidação das democracias; Promover práticas de articulação horizontal a partir e com enfoque na História; Reforçar abordagens interdisciplinares enquanto fatores de promoção do conhecimento; Promover a igualdade de direitos para a garantia da Justiça Social (ODS16 da Agenda 2030 da ONU).

Conteúdos

1. O legado político da Antiguidade Clássica e o mundo contemporâneo 2. A caminho da liberdade: avanços e recuos na abolição da escravatura nos domínios portugueses entre os séculos XVI e XIX 3. A carreira eclesiástica como mecanismo de mobilidade social em Torres Vedras no Antigo Regime (Séculos XVI-XVII) 4. Ruy Belo e o 25 de Abril: "na margem da alegria" da revolução? 5. Posicionamentos eclesiais de contestação e participação impressa no debate político-social: projetos editoriais de oposição à ditadura 6. A chuva que matou: as inundações de 1967, o silêncio de Salazar e os sons do Rádio Clube Português 7. A participação e o sentido de comunidade 8. Políticas Urbanas Progressistas 9. Políticas de Educação em Portugal no Pós-25 de Abril 10. As políticas públicas para a saúde em Portugal no Pós 25 de Abril 11. As políticas públicas (municipais) para a Cultura em Portugal no Pós 25 de Abril 12. O Cine Clube de Torres Vedras na resistência ao Estado Novo 13. Os acontecimentos de Abril na “Crónica de tantos feitos” de Andrade Santos 14. A representação parlamentar de Torres Vedras no Pós-25 de Abril 15. As comissões de moradores em Torres Vedras

Metodologias

Sessões teóricas, com discussão.

Avaliação

A avaliação dos formandos terá em conta: a participação (30%) e a elaboração do relatório individual de reflexão crítica (70%).

Bibliografia

George, F. (Coord.). (2023). Saúde pública em Portugal: Do século XIX ao novo Millennium até ao futuro. Almedina.Medeiros, N. (2018). O Livro no Portugal Contemporâneo. Outro Modo.Pintassilgo, J. (Org.). (2014). O 25 de Abril e a educação: Discursos, práticas e memórias docentes. Edições Colibri.Revez, J. (2009). Os «Vencidos do Catolicismo»: Militância e atitudes críticas (1958-1974). Centro de Estudos de História Religiosa.Silva, C. G. da. (Coord.). (2025). Democracia e Cidadania. Edições Colibri.

Anexo(s)

Desdobrável Turres Veteras XXVII

Observações

A inscrição no curso pressupõe o pagamento de 15€ no endereço - https://www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/155653-turres_veteras_xxvii-museu_municipal_t_vedras/ Agradecemos que no primeiro dia da formação leve o comprovativo de pagamento em formato digital/papel, também pode enviar para: museu.rececao@cm-tvedras.pt

Formador

Célia Reis

Carlos Guardado da Silva

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 09-05-2025 (Sexta-feira) 13:30 - 19:30 6:00 Presencial
2 10-05-2025 (Sábado) 09:30 - 13:30 4:00 Presencial
3 10-05-2025 (Sábado) 14:30 - 19:30 5:00 Presencial
Início: 09-05-2025
Fim: 10-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-134016/25
Modalidade: Colóquio
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: Auditório dos Paços do Concelho - Largo de S. Pedro

INSCREVER-ME