
Introdução à plataforma Office 365 Nível 2 turma 1
Apresentação
O ensino a distância é uma modalidade de ensino alternativa para os alunos que não podem frequentar presencialmente a escola, assente na integração das TIC nos processos de ensino e aprendizagem. O uso das tecnologias requer conhecimento aprofundado das mesmas, planeamento e adequação aos objetivos que o professor pretende atingir. Importa, então, selecionar cuidadosamente as aplicações com que vão trabalhar e utilizá-las de forma correta, de modo a rentabilizar o tempo no desenvolvimento das tarefas e na devolução de informação relativa às aprendizagens. Pretende-se dotar os docentes com conhecimentos de ferramentas e recursos que facilitem o ensino a distância.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Aceder, com segurança, à plataforma Office Online Reconhecer as potencialidades da plataforma online colaborativa da Microsoft Utilizar as várias ferramentas e serviços do Office 365 Conhecer as potencialidades e a gestão do Microsoft Word Online Conhecer as potencialidades e a gestão do Excel Online Conhecer as potencialidades e a gestão do Microsoft Lists Conhecer as potencialidades e a gestão do Microsoft To-Do e do Microsoft Planner Conhecer as potencialidades e a gestão do Stream e do Sway
Conteúdos
Acesso à plataforma Office Online: Navegadores de Internet recomendados Autenticação multifator (SMS ou app Microsoft Authenticator) Configurar aplicações móveis para dispositivos Microsoft Word Online Criar um documento (criar, mudar o nome, guardar) Adicionar e formatar texto (texto, imagens, tabelas, ligações) Estruturar e editar (esquema, estilos, ortografia) Integração com o Teams Microsoft Excel Online Criar um livro do Excel Utilizar o separador Inserir -tabelas, gráficos Criação de formulários Fixar colunas e linhas Filtrar dados com uma tabela Permitir que a Soma automática detete os intervalos Partilhar e cocriar livro Conversar durante a coedição Integração com o Teams Microsoft Lists Introdução Listas rápidas e formatação Criação de alertas e processos Utilizações de listas - registo de inventário, rotinas, contactos, atividades, existências Modos de visualização Integração com o Teams Microsoft To-Do Introdução Configuração dos vários dispositivos - telemóvel, tablet, computador Integração com o Outlook Criar e partilhar listas Adicionar datas para conclusão e lembretes Gerir o espaço do disco Sincronizar com Ficheiros a Pedido Versões de ficheiros Microsoft Planner Introdução Grupos de planos Criar um Plano na Web - adicionar pessoas; configurar grupos para tarefas; alterar Adicionar um plano ao Teams Adicionar grupos e emojis Adicionar tarefas - detalhes; datas de início e conclusão Adicionar detalhes das tarefas - nível de progresso; descrição; listas de verificação; anexos; comentários, mostrar no cartão; duplicar e editar cópias de tarefas; definir etiquetas Gerir tarefas - Filtrar; utilizar agrupar por; alterar detalhes Ver progresso do plano - selecionar Gráficos Ver o estado, o calendário e todas as tarefas atribuídas à própria pessoa Duplicar planos Criar um plano diretamente no Teams Criar planos novos no mesmo grupo Utilizar a vista de agenda do Microsoft Planner (visualizar e gerir as tarefas; gerir tarefas não agendadas; remover datas de início e de fim das tarefas) Receber e-mails sobre tarefas e datas para conclusão Configurar as aplicações para dispositivos móveis Ideias para planos - planeamento de eventos, como visitas de estudo (trabalhar com grupos; trabalhar com etiquetas; adicionar comentários; controlar tarefas) Ideias para planos - Controlar um processo de trabalho (criar uma tarefa; adicionar ficheiros e detalhes; atribuir tarefas; mover e reatribuir tarefas) Integração com o Outlook Microsoft Stream Introdução Grupos e canais Integração com o Microsoft Teams Microsoft Sway Introdução Contar histórias digitalmente Criação de um Sway - partilhar texto, imagens, vídeo e conteúdo dinâmico
Metodologias
Sessões teórico-práticas realizadas em videoconferência
Avaliação
A avaliação do/a formando/a prossupõe o seguinte: - a presença em, pelo menos, 2/3 do total de horas de formação; - a participação nas sessões de formação; - a realização do(s) trabalho(s) solicitado(s) pelo formador; - a produção individual de um relatório de reflexão crítica. A avaliação a atribuir aos formandos é expressa em classificação quantitativa, na escala de 1 a 10 valores. A escala de avaliação tem as seguintes menções: Excelente de 9 a 10 valores; Muito Bom- de 8 a 8,9 valores; Bom de 6,5 a 7,9 valores; Regular de 5 a 6,4 valores; Insuficiente de 1 a 4,9 valores.
Bibliografia
MOREIRA, J.; ALMEIDA, A.; MONTEIRO, A. - Educação Online, Pedagogia e aprendizagem em plataformas digitais, 2018.COSTA, F.; CRUZ, E.; VIANA, J. Recursos educativos para uma aprendizagem autónoma e significativa. Algumas características essenciais. In Libro de Actas do XI Congresso International Galego-Português de Psicopedagoxia, 2011, p. 1609-1615DIAS, Ana Augusta Silva; GOMES, Maria João (coord.) E-learning para e-formadores. Guimarães: TecMinho/Gabinete de Formação Contínua da Universidade do Minho, 2004.
Formador
Ana Catarina Gabriel Espinho Fonseca
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 08-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 15-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 22-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 29-01-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 12-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 26-02-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 12-03-2026 (Quinta-feira) | 17:00 - 21:00 | 4:00 | Presencial |